As histórias como estratégia pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Rita do Céu
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2883
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_8d817cb9979109fdfc1e389122232d91
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As histórias como estratégia pedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Estratégias de AprendizagemHistórias CurtasPrática EducativaCurricular IntegrationLearningPreschool EducationPrimary SchoolMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Com o presente trabalho pretendo organizar, estruturar, analisar, discutir e fundamentar aquilo que foi a praxis desenvolvida nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo). As disciplinas acima mencionadas inserem-se no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Estas disciplinas constituem-se como a componente prática da formação e possibilitam a atuação (estágio) dos formandos em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estipulado um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização de histórias como estratégia pedagógica de abordagem aos conteúdos curriculares. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias funcionarem como instrumentos de integração, fazendo emergir uma temática, a qual funciona como núcleo globalizador das aprendizagens, surgindo objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares, que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens ocorrem de uma forma integrada e articulada, tornando-se mais significativas e, consequentemente, mais facilmente utilizadas pelas crianças noutros contextos.ABSTRACT: This report describes and discusses my internship as a student of Education at the University of the Azores. More specifically, it is focused on my supervised educational practice in a pre-school and in a primary school. Even more specifically, the report is focused on my usage of storytelling as an educational strategy, whereby I have tried to address the curriculum in an integrated way. As many authors state and my practice has confirmed, storytelling facilitates meaningful learning and, consequently, the children’s ability to use knowledge in different contexts.Sousa, Francisco (José Rodrigues)Repositório da Universidade dos AçoresPinheiro, Ana Rita do Céu2014-03-13T16:05:32Z2013-06-222013-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2883porPinheiro, Ana Rita do Céu. "As histórias como estratégia pedagógica". 2013. vii, 109 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:46Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:31.617083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As histórias como estratégia pedagógica
title As histórias como estratégia pedagógica
spellingShingle As histórias como estratégia pedagógica
Pinheiro, Ana Rita do Céu
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estratégias de Aprendizagem
Histórias Curtas
Prática Educativa
Curricular Integration
Learning
Preschool Education
Primary School
title_short As histórias como estratégia pedagógica
title_full As histórias como estratégia pedagógica
title_fullStr As histórias como estratégia pedagógica
title_full_unstemmed As histórias como estratégia pedagógica
title_sort As histórias como estratégia pedagógica
author Pinheiro, Ana Rita do Céu
author_facet Pinheiro, Ana Rita do Céu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Rita do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estratégias de Aprendizagem
Histórias Curtas
Prática Educativa
Curricular Integration
Learning
Preschool Education
Primary School
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estratégias de Aprendizagem
Histórias Curtas
Prática Educativa
Curricular Integration
Learning
Preschool Education
Primary School
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-22
2013-06-22T00:00:00Z
2014-03-13T16:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2883
url http://hdl.handle.net/10400.3/2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro, Ana Rita do Céu. "As histórias como estratégia pedagógica". 2013. vii, 109 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130704954523648