O coordenador de estabelecimento: dualidade de desafios no exercício de funções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87691 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional |
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O coordenador de estabelecimento: dualidade de desafios no exercício de funçõesThe establishment coordinator: duality of challenges in the exercise of functionsCoordenador de estabelecimentoLideranças intermédiasRepresentatividade institucionalAdministração educacionalAutonomiaParticipação democráticaEstablishment coordinatorIntermediate leadersInstitutional representativenessEducational administrationAutonomyDemocratic participationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração EducacionalExplorando as diversificadas e complexas temáticas ligadas à área de Administração Educacional, analisamos um tema, que consideramos revestir-se de enorme importância inerente aos processos de gestão dos estabelecimentos de ensino e dos processos que agregam determinadas desarticulações e inconsistências ligados ao controlo das “subunidades de gestão”, dos agrupamentos escolares. A investigação direcionou-se particularmente aos coordenadores de estabelecimento e à sua dualidade no exercício das suas funções. Partimos para este projeto com a inspiração na Constituição da República Portuguesa. E ainda no Decreto-Lei n.º 75/2008, que ao contrário daquilo que era expectável, nomeadamente o reforço dos princípios orientadores para a administração e a gestão dos agrupamentos de escolas, com a construção do processo de participação democrática, demonstra fragilidades normativas, diminuindo a representatividade, a participação e a autonomia das lideranças intermédias na administração educativa dos estabelecimentos de ensino agregados aos agrupamentos. Elegeu-se o modelo burocrático que permite salientar de forma clara os objetos instrumentais que constituem as formalidades técnicas e normativas das organizações. Em coparticipação com o modelo burocrático, agregou-se o modelo político para realçar os jogos de influência, de poder, conflito e dinâmicas de ação com múltiplos intervenientes. E por último, em vista a ultrapassar as limitações dos possíveis “jogos de poder” estabelecidos no interior de uma organização educativa, articulamos a implementação do princípio institucional, colocando um foco na relevância do ambiente organizacional. A investigação seguiu a inspiração de natureza qualitativa, para pautar o estudo de objetividade e de instrumentos apropriados e claros ao estudo. Considerando alguns resultados, observaram-se evidências que indicam uma dualidade de representatividade institucional, reforçada pelo limite estrutural de autoridade atribuída normativamente ao coordenador de estabelecimento. Assim, por um lado, exige-se ao coordenador de estabelecimento possuir a capacidade de mobilizar disponibilidade, determinação e confiabilidade, especialmente com o diretor de agrupamento, que o nomeia para o cargo, e por outro lado, a responsabilidade de discursos e ações enquadradas com as expectativas da comunidade educativa, com o propósito de desenvolver respostas organizativas eficientes e eficazes.Exploring the diverse and complex themes linked to the area of Educational Administration, we analyze a theme, which we consider to be of enormous importance inherent to the management processes of educational establishments and the processes that aggregate certain disarticulations and inconsistencies linked to the control of " management subunits”, of school groups. The investigation was particularly directed to establishment coordinators and their duality in the exercise of their functions. We started this project inspired by the Constitution of the Portuguese Republic. And also in Decree-Law n.º 75/2008, which contrary to what was expected, namely the reinforcement of the guiding principles for the administration and management of school groups, with the construction of the process of democratic participation, demonstrates normative weaknesses , reducing the representativeness, participation and autonomy of intermediate leaders in the educational administration of teaching establishments aggregated to the groupings. The bureaucratic model was chosen to clearly highlight the instrumental objects that constitute the technical and normative formalities of organizations. In co-participation with the bureaucratic model, the political model was added to highlight the games of influence, power, conflict, and dynamics of action with multiple actors. And finally, to overcome the limitations of possible “power games” established within an educational organization, we articulate the implementation of the institutional principle, placing a focus on the relevance of the organizational environment. The investigation followed the inspiration of a qualitative nature, to guide the study with objectivity and appropriate and clear instruments for the study. Considering some results, evidence that indicates a duality of institutional representativeness, reinforced by the structural limit of authority normatively attributed to the establishment coordinator. Thus, on the one hand, the establishment coordinator is required to have the ability to mobilize availability, determination, and reliability, especially with the cluster director, who appoints him to the position, and on the other hand, the responsibility for speeches and actions framed with the expectations of the educational community, with the aim of developing efficient and effective organizational responses.Silva, Guilherme Rego daUniversidade do MinhoLeite, Paula Cristina Costa2023-11-212023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87691por203435419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:31:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:46.970804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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