O papel do Coordenador de Departamento: liderança e supervisão: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Abílio Leonel da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36529
Resumo: À maior autonomia atribuída às escolas, acresce uma gestão escolar recentrada no discurso e na prática, fazendo emergir lideranças fortes para coordenar estruturas intermédias que visam a melhoria do ensino e da educação. Realiza-se este estudo num Agrupamento de Escolas para perceber o papel e as competências do gestor escolar intermédio na orientação de um departamento curricular, procurando saber-se “como é que as competências do gestor escolar intermédio são validadas no seio da equipa?”. É um estudo de caso, descritivo e exploratório, com uma abordagem mista. Participam no estudo doze docentes e três coordenadoras. Os dados são recolhidos através de um questionário aos docentes, de entrevistas às coordenadoras e de documentos oficiais. Os dados quantitativos são analisados estatisticamente recorrendo-se ao Excel e os dados qualitativos são sujeitos à análise de conteúdo. Demonstra-se que o departamento é funcional, com composição e organização adequadas e boas competências de comunicação. Além disso, o coordenador é um porta-voz que exerce as suas funções à luz dos normativos legais, num quadro de colaboração e valorização, decidindo-se em conjunto. Emerge a liderança democrática, havendo ainda o estilo burocrático e nos grupos sobressai a liderança pedagógica. A supervisão, não formal, assenta no acompanhamento da atividade dos docentes, recorrendo-se ao delegado disciplinar. A avaliação de desempenho centra-se no currículo, aprendizagens e melhoria da escola, materializada na apreciação do relatório do professor. O coordenador é um gestor democrático, com autoridade, e preocupa-se com a gestão pedagógica e os resultados escolares. Os constrangimentos detetados são a burocracia, a falta de tempo, a supervisão e a avaliação de desempenho, bem como a resistência dos docentes à mudança. Perspetivam-se funções no âmbito da educação inclusiva, liderança, supervisão pedagógica e na gestão democrática, pedagógica, colaborativa e mediadora.
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