Gestão pedagógica intermédia: um estudo de caso sobre a ação do coordenador de estabelecimento de educação pré-escolar num agrupamento do norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88253 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
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Gestão pedagógica intermédia: um estudo de caso sobre a ação do coordenador de estabelecimento de educação pré-escolar num agrupamento do norte de PortugalIntermediate pedagogical management: a case study on the role of the coordinator of pre-school education establishment in a northern Portugal groupingAutonomiaCoordenador de estabelecimentoEducação pré-escolarGestão intermédiaLiderançaAutonomyEstablishment coordinatorPre-school educationIntermediate managementLeadershipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)A escola, enquanto organização, é uma realidade complexa construída num quadro de constantes mudanças, desafios e constrangimentos. Nas últimas décadas, o modelo de administração e gestão das escolas foi sendo reconstruído através de alterações no quadro normativo-legal que definiu órgãos e estruturas de gestão, entre elas a de Coordenador de Estabelecimento. O Artigo n.º 40 do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, estabelece a nomeação de um docente para a função de Coordenador de Estabelecimento. A integração da Educação Pré-Escolar nos agrupamentos de escola introduziu uma nova realidade organizacional neste nível de educação. Cada escola com salas de Educação Pré-escolar e com mais de cem alunos é liderada por um Coordenador de Estabelecimento com a missão de coordenar as atividades pedagógicas e ser um elo de ligação entre a Direção e a comunidade educativa. O presente estudo visa esclarecer como é assumida a função do Coordenador de Estabelecimento de Educação Pré-Escolar no contexto de um agrupamento de escolas e questionar se, no exercício das suas funções, existe espaço para a prática de uma autonomia democrática. Para esse efeito, desenvolvemos um estudo de caso de cariz qualitativo que recorreu à realização de entrevistas semiestruturadas, nomeadamente, ao Diretor do agrupamento, à Subdiretora, a Coordenadoras de Estabelecimento, à Coordenadora de Departamento, a Educadoras de Infância e um representante da Associação de Pais, bem como à análise de documentos estruturantes do agrupamento e da legislação pertinente. A nossa investigação nos permitiu perceber que os Coordenadores de Estabelecimento são considerados “elos de ligação” entre os atores do agrupamento e que o conjunto de suas atribuições vai além do que está estipulado nos normativos-legais, principalmente pelo avolumar de atividades e de responsabilidades, e pelo fato de o tempo que lhes é formalmente atribuído ser insuficiente para a sua execução. Os Coordenadores de Estabelecimento demonstraram insatisfação em ter que priorizar os aspectos administrativos em relação à docência. O desempenho do cargo oscila entre práticas que ilustram autonomia decretada e de autonomia adquirida. A prática de autonomia adquirida depende de características pessoais, de competências de relacionamento social e de resolução de conflitos, da experiência profissional dos Coordenadores de Estabelecimento e do tempo de trabalho no agrupamento.The school, as an organization, is a complex reality shaped by a framework of constant changes, challenges and constraints. In recent decades, the model of school administration and management has been redefined through changes in the legal framework that established management bodies and structures, including the Coordinator of Establishment. Article N.º 40 of Decree-Law N. º 75/2008 of april 22nd establishes the appointment of a teacher to the position of Coordinator of Establishment. The integration of Pre-School Education into school groupings introduced a new organizational reality at this level of education. Each school with pre-school classrooms and more than one hundred students is led by a Coordinator of Establishment with the mission of coordinating pedagogical activities and acting as a link between the management and the educational community. This study aims to clarify how the role of the Coordinator of Pre-School Education Establishment is assumed in the context of a school grouping and to question if, in the exercise of their functions, there is room for the practice of democratic autonomy. To this end, we conducted a qualitative case study that involved conducting semi-structured interviews with the Director of the grouping, the Deputy Director, Establishment Coordinators, Department Coordinator, Kindergarten Teachers, and a representative from the Parents Association, as well as analyzing foundational documents of the grouping and relevant legislation. Our research allowed us to understand that the Coordinators of Establishment are considered "links" between the actors of the grouping and that their range of duties goes beyond what is stipulated in the legal norms, mainly due to the increasing volume of activities and responsibilities and the fact that the formally allocated time is insufficient for their execution. Establishment Coordinators expressed dissatisfaction in having to prioritize administrative aspects over teaching. The performance of the position fluctuates between practices that illustrate mandated autonomy and acquired autonomy. The practice of acquired autonomy depends on personal characteristics, social relationship skills, conflict resolution competencies, the professional experience of the Establishment Coordinators and the time of service in the grouping.Vilarinho, EmíliaUniversidade do MinhoBezerra, Maiza Costa2023-10-252023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88253por203435648info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:19:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:55.012776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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