A interculturalidade e a transculturalidade no contexto do DAF (Deutsch Als Fremdsprache) na época da pós-globalização: subsídios para uma abordagem pós-moderna de cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hugo Miguel Vieira Wilm da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9976
Resumo: Partindo do ponto-de-vista das disciplinas Deutsch als Fremdsprache (DAF) e Deutsch als Zweitsprache (DAZ) e em termos mais gerais do contexto históricocultural do Deutscher Sprachraum (DSR), tentamos neste trabalho perceber se a revolução tecnológica, cultural e filosófica em curso (os chamados processos de globalização), estão a ter também respaldo na dimensão cultural do ensino da língua estrangeira. Referimo-nos à interculturalidade (IC) nas suas mais variadas formulações e desenhos. Para atingir tal desiderato procuramos descodificar a genealogia do conceito intercultural (IC) avaliando a sua dimensão histórica, política e filosófica de modo a permitir uma contextualização objetiva. Avaliamos a hipótese de a IC estar indissociavelmente ligada à construção da União Europeia (UE) e de ter por isso uma função instrumental no contexto deste projeto político. Levantamos a questão de um possível desajuste entre o conceito de IC em uso no DAF/DAZ e as novas conceções de cultura veiculadas pelas ciências sociais. Por outro lado essas conceções, em tempo de crise ecológica, enfrentam um contexto político contraditório, que pode ser designado de pós-globalização. A muito recente emergência do nacionalismo de declinação populista, as políticas identitárias e o regresso às fronteiras (físicas e imateriais) complexificam a questão. Descortinar o que se esconde por trás de tais sintomatologias permitir-nos-á perceber a plasticidade e a validade dessas mesmas noções de cultura. É justamente na atual discussão teórica entre IC vs TC que tais eventuais fraturas são tematizadas. Neste contexto, centramo-nos na análise dos autores do DSR que têm sugerido alterações aos paradigmas da IC. Demos particular destaque à proposta de Deutungslernen de Altmayer (2006, 2008), que é um dos primeiros modelos a emergir no contexto da discussão IC-TC no DSR (Zeuner, 2010; Esselborn, 2012). Assumindo justamente uma lógica interdisciplinar e transversal procuramos contribuir para o debate IC vs. TC abrindo a porta a outros campos do pensamento, nomeadamente à filosofia, procurando refletir sobre noção de cultura no contexto pós-moderno, auscultando propostas que possam contribuir para abordagens pedagógicas alternativas.
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Para atingir tal desiderato procuramos descodificar a genealogia do conceito intercultural (IC) avaliando a sua dimensão histórica, política e filosófica de modo a permitir uma contextualização objetiva. Avaliamos a hipótese de a IC estar indissociavelmente ligada à construção da União Europeia (UE) e de ter por isso uma função instrumental no contexto deste projeto político. Levantamos a questão de um possível desajuste entre o conceito de IC em uso no DAF/DAZ e as novas conceções de cultura veiculadas pelas ciências sociais. Por outro lado essas conceções, em tempo de crise ecológica, enfrentam um contexto político contraditório, que pode ser designado de pós-globalização. A muito recente emergência do nacionalismo de declinação populista, as políticas identitárias e o regresso às fronteiras (físicas e imateriais) complexificam a questão. Descortinar o que se esconde por trás de tais sintomatologias permitir-nos-á perceber a plasticidade e a validade dessas mesmas noções de cultura. É justamente na atual discussão teórica entre IC vs TC que tais eventuais fraturas são tematizadas. Neste contexto, centramo-nos na análise dos autores do DSR que têm sugerido alterações aos paradigmas da IC. Demos particular destaque à proposta de Deutungslernen de Altmayer (2006, 2008), que é um dos primeiros modelos a emergir no contexto da discussão IC-TC no DSR (Zeuner, 2010; Esselborn, 2012). Assumindo justamente uma lógica interdisciplinar e transversal procuramos contribuir para o debate IC vs. TC abrindo a porta a outros campos do pensamento, nomeadamente à filosofia, procurando refletir sobre noção de cultura no contexto pós-moderno, auscultando propostas que possam contribuir para abordagens pedagógicas alternativas.From the point of view of the disciplines Deutsch als Fremdsprache (DAF) and Deutsch als Zweitsprache (DAZ) and, in more general terms, of the historicalcultural context of the Deutscher Sprachraum (DSR), this work tries to understand if the ongoing technological, cultural and philosophical changes within the so-called globalization processes are also being supported by the cultural dimension of foreign language teaching. We refer to interculturality (IC) in its most varied formulations and designs. To achieve such objectives, the work seeks to decode the genealogy of the concept of interculturality (IC), evaluating its historical, political and philosophical dimension in order to allow an objective contextualization. It evaluates the hypothesis that IC is inextricably linked to the construction of the European Union (EU) and therefore has an instrumental function in the context of a given political project. The work raises the question of a possible mismatch between the concept of IC in use in DAF / DAZ and the new concepts of culture conveyed by the social sciences. On the other hand, in times of ecological crisis, these new conceptions face a contradictory political context, which can be called post-globalization. The very recent emergence of populist declining nationalism, identity policies and the return to borders (physical and immaterial) compound the issue. Discovering what is hidden behind such symptoms will allow us to understand the plasticity and validity of these same notions of culture. It is precisely in the current theoretical discussion between interculturality versus transculturality that such possible fractures are addressed. In this context, the work focusses on the analysis of the DSR authors who have suggested changes in the IC paradigms. Here particularly emphasized is Altmayer's proposal of Deutungslernen (2006, 2008), which is one of the first models to emerge in the context of the IC-TC discussion in the DSR (Zeuner, 2010; Esselborn, 2012). Assuming precisely an interdisciplinary and transversal logic, the work seeks to contribute to the debate of IC versus TC by opening the door to other fields of thought, namely philosophy, seeking to reflect on the notion of culture in the postmodern context, listening to proposals that can contribute to alternative pedagogical approaches.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoSilva, Hugo Miguel Vieira Wilm da2020-07-172020-08-142020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9976TID:202512053porSilva, Hugo Miguel Vieira Wilm da - A interculturalidade e a transculturalidade no contexto do DAF (Deutsch Als Fremdsprache) na época da pós-globalização [Em linha]: subsídios para uma abordagem pós-moderna de cultura. Lisboa: [s.n.], 2020. 98 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:38.524358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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