'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9082 |
Resumo: | O presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação. |
id |
RCAP_8dd11b2bb6f7dd271687f71f60b4df15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9082 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do MinhoPromoção da leituraBibliotecaLiteraciaInsucesso escolarPromotion of readingLibraryLiteracySchool failureO presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação.This work comes under the project "Tásse" a Ler, whose primary objective is to combat illiteracy in young people, the five districts of the Minho Valley, whose risk of failure and dropout is all too evident. Today that new technologies occupy a prominent place in this society called "information society" and the book is always neglected in the latter case, it is very important to promote measures that encourage young people to contribute to their reading literacy and for his intellectual and personal growth. For all this we must show that the result of interaction with the book and multimedia technologies is possible that acquiring skills and information literacy and reading levels of academic achievement increases. This work is intended to contribute to the establishment of reading habits, particularly among school students in the 3rd cycle in order to promote literacy, literacy and training of young people in order to increase their academic achievement. In addition, calls attention to the role that libraries, either municipal or school, play as promoters of books and reading and as mediators in accessing, processing and use information.Gonçalves, Albertino José RibeiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sandra Isabel da Rocha2012-09-13T13:42:01Z2011-06-1620102011-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9082TID:201675331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:04:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:04:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
title |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
spellingShingle |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho Silva, Sandra Isabel da Rocha Promoção da leitura Biblioteca Literacia Insucesso escolar Promotion of reading Library Literacy School failure |
title_short |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
title_full |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
title_fullStr |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
title_full_unstemmed |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
title_sort |
'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho |
author |
Silva, Sandra Isabel da Rocha |
author_facet |
Silva, Sandra Isabel da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Albertino José Ribeiro Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandra Isabel da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da leitura Biblioteca Literacia Insucesso escolar Promotion of reading Library Literacy School failure |
topic |
Promoção da leitura Biblioteca Literacia Insucesso escolar Promotion of reading Library Literacy School failure |
description |
O presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-06-16 2011-06-16T00:00:00Z 2012-09-13T13:42:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/9082 TID:201675331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/9082 |
identifier_str_mv |
TID:201675331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546735675768832 |