'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra Isabel da Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9082
Resumo: O presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação.
id RCAP_8dd11b2bb6f7dd271687f71f60b4df15
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do MinhoPromoção da leituraBibliotecaLiteraciaInsucesso escolarPromotion of readingLibraryLiteracySchool failureO presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação.This work comes under the project "Tásse" a Ler, whose primary objective is to combat illiteracy in young people, the five districts of the Minho Valley, whose risk of failure and dropout is all too evident. Today that new technologies occupy a prominent place in this society called "information society" and the book is always neglected in the latter case, it is very important to promote measures that encourage young people to contribute to their reading literacy and for his intellectual and personal growth. For all this we must show that the result of interaction with the book and multimedia technologies is possible that acquiring skills and information literacy and reading levels of academic achievement increases. This work is intended to contribute to the establishment of reading habits, particularly among school students in the 3rd cycle in order to promote literacy, literacy and training of young people in order to increase their academic achievement. In addition, calls attention to the role that libraries, either municipal or school, play as promoters of books and reading and as mediators in accessing, processing and use information.Gonçalves, Albertino José RibeiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sandra Isabel da Rocha2012-09-13T13:42:01Z2011-06-1620102011-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9082TID:201675331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:38:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:15.675871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
title 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
spellingShingle 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
Silva, Sandra Isabel da Rocha
Promoção da leitura
Biblioteca
Literacia
Insucesso escolar
Promotion of reading
Library
Literacy
School failure
title_short 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
title_full 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
title_fullStr 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
title_full_unstemmed 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
title_sort 'Tásse' a ler no Vale do Minho : promoção do livro e da leitura nas Bibliotecas do Vale do Minho
author Silva, Sandra Isabel da Rocha
author_facet Silva, Sandra Isabel da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Albertino José Ribeiro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandra Isabel da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da leitura
Biblioteca
Literacia
Insucesso escolar
Promotion of reading
Library
Literacy
School failure
topic Promoção da leitura
Biblioteca
Literacia
Insucesso escolar
Promotion of reading
Library
Literacy
School failure
description O presente trabalho surge no âmbito do projecto “Tásse” a Ler, cujo objectivo primordial é combater a iliteracia em jovens, dos cinco concelhos do Vale do Minho, cujo risco de insucesso e abandono escolar é por demais evidente. Nos dias de hoje, em que as novas tecnologias ocupam um lugar de destaque nesta sociedade chamada “sociedade da informação” e o livro tende a ser preterido em relação a estas, torna-se muito importante promover acções que incentivem os jovens à leitura contribuindo para a sua literacia e para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para que este projecto resulte importa demonstrar que a interacção do livro com as tecnologias e os multimédia é possível e que adquirindo competências em literacia da informação e da leitura os níveis de êxito escolar aumentam. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a criação de hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar do 3º ciclo, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens, de forma a aumentar o seu êxito escolar. Para além disso, chama-se a atenção para o papel que as Bibliotecas, quer escolares quer municipais, desempenham como promotoras do livro e da leitura e como mediadoras no acesso, processamento e uso da informação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-06-16
2011-06-16T00:00:00Z
2012-09-13T13:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9082
TID:201675331
url http://hdl.handle.net/10400.14/9082
identifier_str_mv TID:201675331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131752088731648