Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Paulo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12054
Resumo: A presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias.
id RCAP_f5036406b60193538ff07e2489499006
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de FaroBibliotecas escolaresLeituraModelo de avaliação das bibliotecas escolaresPromoção da leituraFaroSchool libraryReadingMABEReading promotionODS::04:Educação de QualidadeA presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias.The present dissertation focuses on the study of the promotion of reading in school libraries in the Faro district (Portugal), carried out through the analysis of selfassessment reports, prepared by school librarians in 2017 and submitted to the Portuguese School Library Network (SLN / RBE). The research focuses exclusively on the analysis of domain B - Reading and Literacy of the School Libraries Self-evaluation Model (MABE), designed by the Portuguese School Library Network. The theoretical framework addresses a set of aspects related to reading and its promotion, including the role of the school library in promoting reading. We also analyse the School Libraries Assessment Model, proposed by RBE. In the empirical work, and specifically with regard to the data analysed on the district of Faro, it was found that, overall, the average of school libraries in the district is at the level of Good and that the school libraries serving the lowest grades have better results. These results become less significant in Secondary Schools' school libraries.Bastos, GlóriaRepositório AbertoCavaco, Paulo2022-07-18T15:56:53Z2022-06-222022-07-182022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12054TID:203054270porCavaco, Paulo - Promoção da leitura em bibliotecas escolares [Em linha]: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro. [S.l.]: [s.n.], 2022. 140 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:13Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:27.423886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
title Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
spellingShingle Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
Cavaco, Paulo
Bibliotecas escolares
Leitura
Modelo de avaliação das bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Faro
School library
Reading
MABE
Reading promotion
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
title_full Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
title_fullStr Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
title_full_unstemmed Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
title_sort Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
author Cavaco, Paulo
author_facet Cavaco, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Leitura
Modelo de avaliação das bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Faro
School library
Reading
MABE
Reading promotion
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Bibliotecas escolares
Leitura
Modelo de avaliação das bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Faro
School library
Reading
MABE
Reading promotion
ODS::04:Educação de Qualidade
description A presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T15:56:53Z
2022-06-22
2022-07-18
2022-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12054
TID:203054270
url http://hdl.handle.net/10400.2/12054
identifier_str_mv TID:203054270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavaco, Paulo - Promoção da leitura em bibliotecas escolares [Em linha]: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro. [S.l.]: [s.n.], 2022. 140 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135105277493248