Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15791 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”. |
id |
RCAP_8dd574778617f9bb4d5021a0e74ae62b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15791 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógicoO presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”.Universidade de Évora2015-09-18T09:04:54Z2015-09-182005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15791http://hdl.handle.net/10174/15791pordep C.S.teses@bib.uevora.pt734Costa, Maria Inês Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:16.539293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
title |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
spellingShingle |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico Costa, Maria Inês Tavares da |
title_short |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
title_full |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
title_fullStr |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
title_full_unstemmed |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
title_sort |
Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico |
author |
Costa, Maria Inês Tavares da |
author_facet |
Costa, Maria Inês Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Inês Tavares da |
description |
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2015-09-18T09:04:54Z 2015-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15791 http://hdl.handle.net/10174/15791 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep C.S. teses@bib.uevora.pt 734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136566319251456 |