Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Cristina Amaro Da, Coutinho, Emília, Oliveira, Isabel, Pereira, José, Lopez Garcia, Patricia, Gillain, Romain, Amante, Susana, Fidalgo, Susana, Relvas, Susana, Delplancq, Véronique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6895
Resumo: Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.
id RCAP_8dff9b5aa55b836ad26e4d7dbf83a913
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugalco-construçãocompetências transversaisinglês para fins específicosmulti e interculturalidadeCOVID-19Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana MariaCosta, Cristina Amaro DaCoutinho, EmíliaOliveira, IsabelPereira, JoséLopez Garcia, PatriciaGillain, RomainAmante, SusanaFidalgo, SusanaRelvas, SusanaDelplancq, Véronique2021-12-02T10:24:29Z2021-11-292021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6895porCosta, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93.978-989-8525-71-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:04Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:43.480734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
title Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
spellingShingle Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
Costa, Ana Maria
co-construção
competências transversais
inglês para fins específicos
multi e interculturalidade
COVID-19
title_short Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
title_full Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
title_fullStr Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
title_full_unstemmed Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
title_sort Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
author Costa, Ana Maria
author_facet Costa, Ana Maria
Costa, Cristina Amaro Da
Coutinho, Emília
Oliveira, Isabel
Pereira, José
Lopez Garcia, Patricia
Gillain, Romain
Amante, Susana
Fidalgo, Susana
Relvas, Susana
Delplancq, Véronique
author_role author
author2 Costa, Cristina Amaro Da
Coutinho, Emília
Oliveira, Isabel
Pereira, José
Lopez Garcia, Patricia
Gillain, Romain
Amante, Susana
Fidalgo, Susana
Relvas, Susana
Delplancq, Véronique
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Maria
Costa, Cristina Amaro Da
Coutinho, Emília
Oliveira, Isabel
Pereira, José
Lopez Garcia, Patricia
Gillain, Romain
Amante, Susana
Fidalgo, Susana
Relvas, Susana
Delplancq, Véronique
dc.subject.por.fl_str_mv co-construção
competências transversais
inglês para fins específicos
multi e interculturalidade
COVID-19
topic co-construção
competências transversais
inglês para fins específicos
multi e interculturalidade
COVID-19
description Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02T10:24:29Z
2021-11-29
2021-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6895
url http://hdl.handle.net/10400.19/6895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93.
978-989-8525-71-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130917775605760