Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6895 |
Resumo: | Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas. |
id |
RCAP_8dff9b5aa55b836ad26e4d7dbf83a913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugalco-construçãocompetências transversaisinglês para fins específicosmulti e interculturalidadeCOVID-19Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana MariaCosta, Cristina Amaro DaCoutinho, EmíliaOliveira, IsabelPereira, JoséLopez Garcia, PatriciaGillain, RomainAmante, SusanaFidalgo, SusanaRelvas, SusanaDelplancq, Véronique2021-12-02T10:24:29Z2021-11-292021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6895porCosta, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93.978-989-8525-71-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:04Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:43.480734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
title |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
spellingShingle |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal Costa, Ana Maria co-construção competências transversais inglês para fins específicos multi e interculturalidade COVID-19 |
title_short |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
title_full |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
title_fullStr |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
title_full_unstemmed |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
title_sort |
Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal |
author |
Costa, Ana Maria |
author_facet |
Costa, Ana Maria Costa, Cristina Amaro Da Coutinho, Emília Oliveira, Isabel Pereira, José Lopez Garcia, Patricia Gillain, Romain Amante, Susana Fidalgo, Susana Relvas, Susana Delplancq, Véronique |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cristina Amaro Da Coutinho, Emília Oliveira, Isabel Pereira, José Lopez Garcia, Patricia Gillain, Romain Amante, Susana Fidalgo, Susana Relvas, Susana Delplancq, Véronique |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Maria Costa, Cristina Amaro Da Coutinho, Emília Oliveira, Isabel Pereira, José Lopez Garcia, Patricia Gillain, Romain Amante, Susana Fidalgo, Susana Relvas, Susana Delplancq, Véronique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
co-construção competências transversais inglês para fins específicos multi e interculturalidade COVID-19 |
topic |
co-construção competências transversais inglês para fins específicos multi e interculturalidade COVID-19 |
description |
Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-02T10:24:29Z 2021-11-29 2021-11-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6895 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93. 978-989-8525-71-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130917775605760 |