Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18 |
Resumo: | Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe umdesconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais edas gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País comodestino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e aminimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis queo animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheçaos recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissasque norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho daUnidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou umimportante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após umacontextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentadaa análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal naatualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partida para areflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas queresultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto. |
id |
RCAP_8e10f8c2e4945ccfe5467e797c3ad350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/18 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integraçãoApesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe umdesconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais edas gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País comodestino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e aminimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis queo animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheçaos recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissasque norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho daUnidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou umimportante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após umacontextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentadaa análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal naatualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partida para areflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas queresultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2014-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 82-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 82-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 82-105Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 82-1052182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18/18https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18/htmlRodrigues, DulceCorreia, TâniaPinto, InêsPinto, RicardoCruz, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:25Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/18Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:26.240580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
title |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
spellingShingle |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração Rodrigues, Dulce |
title_short |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
title_full |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
title_fullStr |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
title_full_unstemmed |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
title_sort |
Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração |
author |
Rodrigues, Dulce |
author_facet |
Rodrigues, Dulce Correia, Tânia Pinto, Inês Pinto, Ricardo Cruz, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Tânia Pinto, Inês Pinto, Ricardo Cruz, Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Dulce Correia, Tânia Pinto, Inês Pinto, Ricardo Cruz, Cristina |
description |
Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe umdesconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais edas gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País comodestino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e aminimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis queo animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheçaos recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissasque norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho daUnidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou umimportante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após umacontextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentadaa análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal naatualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partida para areflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas queresultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/18 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18/18 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/18/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 82-105 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 82-105 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 82-105 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 82-105 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451785285632 |