AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Susana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795
Resumo: As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.
id RCAP_8e1c8b773508392f109d96ab83f0ada3
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICOAs narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.Universidade de Aveiro2019-04-10T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795oai:proa.ua.pt:article/1795Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 115-1271647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795/1426Vasconcelos, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/1795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.558757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
title AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
spellingShingle AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
Vasconcelos, Susana
title_short AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_full AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_fullStr AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
title_sort AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
author Vasconcelos, Susana
author_facet Vasconcelos, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Susana
description As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795
oai:proa.ua.pt:article/1795
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795/1426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 115-127
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 115-127
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 115-127
Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 115-127
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003881852928