AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795 |
Resumo: | As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”. |
id |
RCAP_8e1c8b773508392f109d96ab83f0ada3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1795 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICOAs narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”.Universidade de Aveiro2019-04-10T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795oai:proa.ua.pt:article/1795Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 115-127Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 115-1271647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795/1426Vasconcelos, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/1795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.558757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO Vasconcelos, Susana |
title_short |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_full |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
title_sort |
AS NARRATIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO |
author |
Vasconcelos, Susana |
author_facet |
Vasconcelos, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Susana |
description |
As narrativas digitais desempenham um papel muito relevante nas aprendizagens dos alunos, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores, quer nas atividades de carácter lúdico. Neste sentido, o concurso “Conta-nos uma História – podcast na Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (ME) apresentou, recentemente, uma nova categoria de participação, introduzindo a língua inglesa para o conto de histórias digitais, intitulada “Once Upon a Time...”. É de referir que o inglês faz parte do currículo do 1.o ciclo do ensino básico, obrigatório para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. Neste artigo propomo-nos apresentar uma experiência de ensino e aprendizagem realizada no âmbito de sala de aula, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em articulação com a disciplina de inglês, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem colaborativa, que teve como produto final uma narrativa digital para o concurso “Conta-nos uma História”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795 oai:proa.ua.pt:article/1795 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795 https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1795 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1795/1426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 115-127 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 115-127 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 115-127 Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 115-127 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130003881852928 |