A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Sofia Isabel Feliciano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/764
Resumo: O presente estudo enquadra-se no mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico e tem como propósito, por um lado, conhecer as causas da desmotivação na aprendizagem da Matemática numa turma do 2ºano do 1ºCiclo e por outro, identificar estratégias adequadas para a superação da desmotivação dos alunos na área da Matemática. A metodologia utilizada será baseada fundamentalmente na metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, embora também se tenha recorrido, na recolha de dados, para além da entrevista, ao questionário, instrumento típico da investigação de carácter quantitativo.
id RCAP_bbee46cc4a99b88a0fc73315327a67dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básicoMotivaçãoMatemática1º CicloAprendizagemAlunosO presente estudo enquadra-se no mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico e tem como propósito, por um lado, conhecer as causas da desmotivação na aprendizagem da Matemática numa turma do 2ºano do 1ºCiclo e por outro, identificar estratégias adequadas para a superação da desmotivação dos alunos na área da Matemática. A metodologia utilizada será baseada fundamentalmente na metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, embora também se tenha recorrido, na recolha de dados, para além da entrevista, ao questionário, instrumento típico da investigação de carácter quantitativo.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:22:22Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/764porFarinha, Sofia Isabel Felicianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:41Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.790714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
title A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
Farinha, Sofia Isabel Feliciano
Motivação
Matemática
1º Ciclo
Aprendizagem
Alunos
title_short A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_full A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico
author Farinha, Sofia Isabel Feliciano
author_facet Farinha, Sofia Isabel Feliciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Sofia Isabel Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Matemática
1º Ciclo
Aprendizagem
Alunos
topic Motivação
Matemática
1º Ciclo
Aprendizagem
Alunos
description O presente estudo enquadra-se no mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico e tem como propósito, por um lado, conhecer as causas da desmotivação na aprendizagem da Matemática numa turma do 2ºano do 1ºCiclo e por outro, identificar estratégias adequadas para a superação da desmotivação dos alunos na área da Matemática. A metodologia utilizada será baseada fundamentalmente na metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, embora também se tenha recorrido, na recolha de dados, para além da entrevista, ao questionário, instrumento típico da investigação de carácter quantitativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:22:22Z
2015-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/764
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858061631488