Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Alexandre Fernandes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6406
Resumo: Tese de Mestrado Educação
id RCAP_8e4d21fc69dd8d819f9a996ff616a1d0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto371.68371.13784Tese de Mestrado EducaçãoEste estudo pretendeu dar um contributo para o desenvolvimento de projectos de investigação que visem colocar a tecnologia educativa ao serviço da formação de educadores e professores. Na revisão da literatura, constatamos que a tecnologia aplicada à educação (Tecnologia Educativa), através da inovação, tem criado melhores condições aos professores e educadores, contribuído decisivamente para o seu enriquecimento. Neste quadro, a relação entre Tecnologia Educativa e Arte torna possível desenvolver uma estratégia que proporcione uma melhor aplicação da arte musical no âmbito educativo. Perante a constatação, em estudo prévio através de um questionário, da dificuldade dos educadores (nível pré-escolar) e professores do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Manhente (população alvo do estudo) na abordagem ao canto nas suas actividades lectivas, decidimos conceber e desenvolver um protótipo de software educativo capaz de contribuir para a resolução deste problema real. Através da utilização de uma metodologia de desenvolvimento, que privilegiou a interacção entre o investigador e os profissionais no terreno, procurou-se uma natural consecução dos objectivos propostos, isto é, a verificação da real necessidade de formação vocal da população alvo, a concepção de um protótipo de software educativo que visasse a sua formação vocal e a validação desse software, de uma forma interactiva, junto de uma amostra dessa população e de peritos na área da música e na área da construção de software educativo. Todo este processo teve como resultado um protótipo de software educativo que futuramente, numa posterior investigação, poderá ser melhorado e testado, em situação real de formação contínua, de modo a ser implementado num âmbito mais alargado.This study was meant to contribute to the development of investigation projects which aim to place the educational technology at the service of the formation of educators and teachers. In the revision of literature we verify that technology applied to education (Educational Technology) through innovation has been creating better conditions for teachers and educators, thus contributing decisively to their improvement. Therefore, the relation between Educational Technology and Art makes it possible to develop a strategy which enables a better application of the art of music in the educational field. With the confirmation, through a previous study made with the help of a survey, of the difficulty of Educators (pre-school level) and Elementary School Teachers of the “Agrupamento de Escolas de Manhente” (target population of the study) in the approach of singing in their school activities, we decided to devise and develop an educational software prototype capable of contributing to the resolution of this real problem. Through the use of a development methodology, which privileged the interaction between the investigator and the professionals on the field, we looked for a natural achievement of the defined objectives, that is, the verification of the real need of formation in the vocal area of the target population, the conception of an educational software prototype, in an interactive way, among a sample of that population and of experts in the music field and in the field of educational software design. The result of this process was an educational software prototype which, in the future, and in a subsequent investigation, may be enhanced and tested in a real situation of ongoing formation so as to be implemented in a wider range.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoTeixeira, Paulo Alexandre Fernandes2006-12-052006-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:48.299908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
title Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
spellingShingle Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
Teixeira, Paulo Alexandre Fernandes
371.68
371.13
784
title_short Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
title_full Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
title_fullStr Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
title_full_unstemmed Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
title_sort Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação contínua de educadores e professores na área do canto
author Teixeira, Paulo Alexandre Fernandes
author_facet Teixeira, Paulo Alexandre Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Alexandre Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
371.13
784
topic 371.68
371.13
784
description Tese de Mestrado Educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-05
2006-12-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6406
url http://hdl.handle.net/1822/6406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132940644384768