A Supervisão pedagógica na auto formação dos professores do ensino primário em Angola:
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22847 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a supervisão pedagógica na autoformação dos professores numa escola do ensino primário em Angola. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa. O objetivo deste trabalho foi construir uma estrutura de plano de autoformação a implementar, partindo da realidade da escola, da perceção de professores, direção da escola, encarregados de educação e alunos sobre as áreas de formação que a escola necessita e da disponibilidade real de formadores dentro da própria escola. As questões que orientaram o nosso estudo estiveram diretamente ligadas à suficiente/insuficiente formação a que os professores têm acesso e a sua ligação às necessidades que sentem. Como técnica de recolha de dados foi utilizada a entrevista. Os instrumentos construídos foram o Guião de entrevista e a Grelha de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos constatar a insuficiência da formação para as necessidades da escola e identificar temas concretos a tratar e respetivos formadores que nos permitiram construir uma estrutura de plano de auto formação a implementar na escola. |
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A Supervisão pedagógica na auto formação dos professores do ensino primário em Angola:um estudo de casoSupervisãoTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho tem como tema a supervisão pedagógica na autoformação dos professores numa escola do ensino primário em Angola. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa. O objetivo deste trabalho foi construir uma estrutura de plano de autoformação a implementar, partindo da realidade da escola, da perceção de professores, direção da escola, encarregados de educação e alunos sobre as áreas de formação que a escola necessita e da disponibilidade real de formadores dentro da própria escola. As questões que orientaram o nosso estudo estiveram diretamente ligadas à suficiente/insuficiente formação a que os professores têm acesso e a sua ligação às necessidades que sentem. Como técnica de recolha de dados foi utilizada a entrevista. Os instrumentos construídos foram o Guião de entrevista e a Grelha de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos constatar a insuficiência da formação para as necessidades da escola e identificar temas concretos a tratar e respetivos formadores que nos permitiram construir uma estrutura de plano de auto formação a implementar na escola.Dores, Maria AugustaRepositório ComumLourenço, Victorina2018-05-10T17:58:11Z2017-12-042017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22847TID:201913836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.396035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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