A integração de alunos estrangeiros na escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico : o caso de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Catarina Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1812
Resumo: O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende apurar se os alunos estrangeiros, ou seja, que possuem outra nacionalidade que não a portuguesa, estão integrados na escola portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em Educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e sobre a integração dos alunos estrangeiros na escola, do Agrupamento em que estagiámos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de carácter descritivo e fenomenológico, com recurso à entrevista semiestruturada, ao teste sociométrico e à análise documental. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu. Os dados obtidos, através da entrevista, permitem concluir que os alunos estrangeiros, em geral, se sentem integrados na escola, bem como na turma em que estão inseridos. Contudo, a análise dos resultados dos testes sociométricos revela outros dados e, inclusive, concluímos que um aluno não está integrado nem na escola, nem na turma a que pertence.
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