A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38331 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_8e97d51a74f8e4ee5d01aaf8ce074d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infânciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoAo longo deste relatório são mencionados princípios e conceitos relativamente à profissão na educação, com um destaque para a documentação pedagógica na metodologia de trabalho de projeto. Todos estes conceitos são sustentados teoricamente por pedagogos importantes na “história” da educação, mais precisamente em Dewey e Kilpatrick e nas pedagogias participativas, em que a criança assume um papel relevante e ativo nas suas aprendizagens. As crianças são seres ativos, construtores e dinâmicos, estão sempre disponíveis para um bom desafio e para colocarem questões, ou seja, têm interesse em aprender e em construir conhecimentos. Nós, enquanto futuros profissionais, queremos-lhes proporcionar diversos momentos de aprendizagem que tenham em conta os seus interesses para que possam construir aprendizagens significativas e relevantes para toda a vida. Neste relatório foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica que envolveu o desenvolvimento de um trabalho de projeto com as crianças de uma sala de jardim-de-infância. Este projeto foi de encontro aos interesses e necessidades das crianças de forma a tornar visível a ação delas na construção de aprendizagens significativas. Salienta-se ainda, o papel ativo e crítico da criança, a integração e a motivação nas atividades, dando sempre a sua opinião nas diferentes fases do trabalho de projeto. Todo este trabalho foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação, onde a pesquisa e a investigação prevaleceram com a intenção de melhorar a prática e o processo de ensino-aprendizagem, através das várias reflexões realizadas, de forma consciente, informada e continua sobre as minhas ações. Esta metodologia permite que sejamos profissionais mais atentos, informados e reflexivos nas nossas práticas pedagógicas e, nessa medida mais capazes de criar oportunidades para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.Throughout this report are mentioned principles and concepts relatively the profession in education, with an emphasis on pedagogical documentation in project work methodology. All these concepts are theoretically sustained by important educators in the "history" of education, more precisely in Dewey and Kilpatrick and the participatory pedagogies, in which the child plays an important and active role in their learning. Children are active beings, builders and dynamic are always available for a good challenge and ask questions, they has interested in learning and building knowledge. We, as future professionals, we want them to providing many learning moments that take into account their interests so they can build meaningful and relevant learning for life. In this report we developed an educational intervention project involving the development of a project working with children in a kindergarten, childhood room. This project was to find the interests and needs of children in order to make visible the action of them in the construction of meaningful learning. Noted yet the active and critical role of the child, integration and motivation in activities, always giving his opinion on the different phases of project work. All this work was developed according to the methodology of investigation-action, where research and research prevailed with the intention of improving the practice and the process of teaching and learning, through the various reflections made, consciously, informed and continues on my actions. This methodology allows us to be more aware, informed and reflective practitioners in our teaching practices and, thus better able to create opportunities for learning and development of children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoRibeiro, Sara da Conceição Costa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38331por201514184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:02.696177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
title |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
spellingShingle |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância Ribeiro, Sara da Conceição Costa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
title_full |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
title_fullStr |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
title_sort |
A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância |
author |
Ribeiro, Sara da Conceição Costa |
author_facet |
Ribeiro, Sara da Conceição Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sara da Conceição Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38331 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133070494793728 |