A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sara da Conceição Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38331
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8e97d51a74f8e4ee5d01aaf8ce074d59
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infânciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoAo longo deste relatório são mencionados princípios e conceitos relativamente à profissão na educação, com um destaque para a documentação pedagógica na metodologia de trabalho de projeto. Todos estes conceitos são sustentados teoricamente por pedagogos importantes na “história” da educação, mais precisamente em Dewey e Kilpatrick e nas pedagogias participativas, em que a criança assume um papel relevante e ativo nas suas aprendizagens. As crianças são seres ativos, construtores e dinâmicos, estão sempre disponíveis para um bom desafio e para colocarem questões, ou seja, têm interesse em aprender e em construir conhecimentos. Nós, enquanto futuros profissionais, queremos-lhes proporcionar diversos momentos de aprendizagem que tenham em conta os seus interesses para que possam construir aprendizagens significativas e relevantes para toda a vida. Neste relatório foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica que envolveu o desenvolvimento de um trabalho de projeto com as crianças de uma sala de jardim-de-infância. Este projeto foi de encontro aos interesses e necessidades das crianças de forma a tornar visível a ação delas na construção de aprendizagens significativas. Salienta-se ainda, o papel ativo e crítico da criança, a integração e a motivação nas atividades, dando sempre a sua opinião nas diferentes fases do trabalho de projeto. Todo este trabalho foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação, onde a pesquisa e a investigação prevaleceram com a intenção de melhorar a prática e o processo de ensino-aprendizagem, através das várias reflexões realizadas, de forma consciente, informada e continua sobre as minhas ações. Esta metodologia permite que sejamos profissionais mais atentos, informados e reflexivos nas nossas práticas pedagógicas e, nessa medida mais capazes de criar oportunidades para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.Throughout this report are mentioned principles and concepts relatively the profession in education, with an emphasis on pedagogical documentation in project work methodology. All these concepts are theoretically sustained by important educators in the "history" of education, more precisely in Dewey and Kilpatrick and the participatory pedagogies, in which the child plays an important and active role in their learning. Children are active beings, builders and dynamic are always available for a good challenge and ask questions, they has interested in learning and building knowledge. We, as future professionals, we want them to providing many learning moments that take into account their interests so they can build meaningful and relevant learning for life. In this report we developed an educational intervention project involving the development of a project working with children in a kindergarten, childhood room. This project was to find the interests and needs of children in order to make visible the action of them in the construction of meaningful learning. Noted yet the active and critical role of the child, integration and motivation in activities, always giving his opinion on the different phases of project work. All this work was developed according to the methodology of investigation-action, where research and research prevailed with the intention of improving the practice and the process of teaching and learning, through the various reflections made, consciously, informed and continues on my actions. This methodology allows us to be more aware, informed and reflective practitioners in our teaching practices and, thus better able to create opportunities for learning and development of children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoRibeiro, Sara da Conceição Costa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38331por201514184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:02.696177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
title A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
spellingShingle A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
Ribeiro, Sara da Conceição Costa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
title_full A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
title_fullStr A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
title_full_unstemmed A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
title_sort A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância
author Ribeiro, Sara da Conceição Costa
author_facet Ribeiro, Sara da Conceição Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sara da Conceição Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38331
url http://hdl.handle.net/1822/38331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133070494793728