A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara de Jesus Mota da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/30157
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Educação Pré-Escolar)
id RCAP_981df346e3f20e31f7900affd29ff3b8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infânciaEducação pré-escolarEducador de infânciaDesenvolvimento da criançaBibliotecaPre-school educationKindergarten teacherChild developmentLibrary373.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Educação Pré-Escolar)Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do estágio curricular, que permitiu a reorganização do espaço e dos materiais na área dos livros na creche e na área da biblioteca no jardim-de-infância, promover algumas atividades para dinamizar as áreas e apoiar as crianças na sua utilização com o objetivo de melhorar o ambiente físico de aprendizagem nos contextos de intervenção. Para além disso, identifica as potencialidades dos vários materiais possíveis na área da biblioteca para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e a importância das práticas pedagógicas adotadas pelo educador de infância enquanto interveniente ativo do processo de ensino-aprendizagem. O Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido em dois contextos de intervenção, Creche e Jardim de Infância, consistiu na criação e reorganização da área da biblioteca (uma em cada contexto) onde se procurou adequar o espaço às faixas etárias das crianças envolvidas, mas também que fosse ao encontro dos gostos, interesses e necessidades que manifestaram durante o período de observação e também durante o tempo de intervenção. No contexto de creche, a intervenção resultou na criação de uma área dos livros, de acordo com os interesses e necessidades das crianças e no apetrechamento desta mesma área, de modo a fomentar a curiosidade e a envolver as crianças no ”mundo mágico” dos livros. No jardim-de-infância, o processo de intervenção centrou-se na remodelação da área da biblioteca, tornando-a mais atrativa e acolhedora, de modo a melhorar a sua organização e provocar nas crianças o interesse, o gosto, o “encantamento” pelos livros. Foram desenhadas diversas atividades tendo em mente três momentos fundamentais: o antes da criação e reorganização do espaço, durante o desenvolvimento das atividades no espaço e o após a realização das mesmas atividades. Num momento posterior, as atividades foram analisadas tendo como intuito tentar perceber de que forma é que a leitura de histórias e outras atividades no âmbito da área da biblioteca contribuíram para o desenvolvimento de uma maior capacidade de comunicação oral, exploração de materiais, partilha de vivências, construção de frases e também descodificação de diferentes códigos simbólicos. A intervenção pedagógica foi orientada por princípios de investigação-ação no sentido de que implicaram a observação, a planificação, a ação e a avaliação.This report shows the pedagogical intervention project developed at the curricular internship which allowed the space and material reorganization at the book area in the day care and at the library area in the kindergarten. It also allowed the promotion of some activities to boost the areas and support the children to use them so that the physical learning environment in the intervention contexts can be improved. Besides that, it identifies the potentialities of the several materials available at the library area to help the children learn and develop and the importance of the pedagogical practices adopted by the kindergarten teacher as an active participant in the teaching-learning process. The Pedagogical Intervention Project developed in two intervention contexts, Nursery and Kindergarten, consisted in the creation and reorganization of the library area (one in each context) where we tried to adjust the space to the age of the children involved. We also tried to make it adequate to the interests and needs they showed during the observation period as well as during the intervention time. At the nursery context, the intervention resulted in the creation of a book area according to the interests and needs of the children and in the supplying of this area to promote the curiosity and involve the children in the “magic world” of books. At the kindergarten, the intervention process was centred on the reorganization of the library area, making it more attractive and cozy to improve its organization and bring the interest, the “enchantment” of books to the children. Several activities were planned having in mind three essential moments: before the creation and reorganization of the space, during the development of the activities in the space and after the activities were done. At a posterior moment, the activities were analysed trying to understand how the story telling and other activities at the library area contributed to the development of a better oral communication skill, material exploitation, to share personal experiences, build sentences and also to decode different symbol codes. The pedagogical intervention was oriented by investigation-action principles in the way that observation, planning, action and evaluation were involved.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoSilva, Sara de Jesus Mota da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/30157por201471817info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:09.875138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
title A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
spellingShingle A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
Silva, Sara de Jesus Mota da
Educação pré-escolar
Educador de infância
Desenvolvimento da criança
Biblioteca
Pre-school education
Kindergarten teacher
Child development
Library
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
title_full A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
title_fullStr A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
title_sort A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância
author Silva, Sara de Jesus Mota da
author_facet Silva, Sara de Jesus Mota da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara de Jesus Mota da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educador de infância
Desenvolvimento da criança
Biblioteca
Pre-school education
Kindergarten teacher
Child development
Library
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Educador de infância
Desenvolvimento da criança
Biblioteca
Pre-school education
Kindergarten teacher
Child development
Library
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Educação Pré-Escolar)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/30157
url https://hdl.handle.net/1822/30157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132529647681536