"O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57311
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_afa69ed1fa0c441db0f518ce9a3052a9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão“What is the full moon?”: report of a project work and the contributions of the pedagogical documentation for reflectionMetodologia de trabalho de projetoReflexãoDocumentação pedagógicaProject workReflectionPedagogical documentationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarA educação de infância em Portugal tem sido alvo de inúmeras alterações no decurso dos últimos anos que se apresentam como uma resposta às constantes exigências que a sociedade atual lhe vai fazendo. Neste contexto de mudança, alteraram-se as conceções da pedagogia na infância e a Metodologia de Trabalho de Projeto e a reflexão começaram a conquistar cada vez mais terreno e preponderância. O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, enquadra-se nesta abordagem e visa apresentar o modo como o Trabalho de Projeto promove a reflexão das crianças e dos adultos, dando, de igual modo, a conhecer o papel que a documentação pedagógica detém neste processo de promoção da reflexão. Por forma a cumprir este objetivo, o projeto de intervenção pedagógica que se apresenta neste relatório desenvolveu-se e sustentou-se na metodologia de investigação-ação. Esta investigação foi, então, um processo cíclico que integrou a observação, a documentação, a planificação, a ação e no qual a reflexão adquiriu um papel central. O estudo realizado junto de um grupo de dezoito crianças com cinco e seis anos de idade revelou que a reflexão realizada pelas crianças e pelos adultos, ainda que distinta, é fundamental à sua progressão pessoal e profissional. A reflexão propicia às crianças construir conhecimento sobre a temática em estudo no Trabalho de Projeto, enquanto ao educador de infância permite construir conhecimento sobre a sua ação pedagógica. Neste processo, a documentação pedagógica adquire um papel primordial, uma vez que, ao revelar as aprendizagens construídas por todos os atores educativos, possibilita que os mesmos se construam como uma comunidade de aprendizagem que constantemente se reforma com o objetivo de melhorarem e construírem conhecimento.Childhood education in Portugal has been the subject of numerous changes over the last few years, which are presented as a response to the constant demands of today’s society. In this context of change, the conceptions of pedagogy in childhood were altered and the Project Work Methodology and reflection began to conquer more and more ground and preponderance. This internship report, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education, is part of this approach and aims to present the way in which the Project Work promotes the reflection of both children and adults. Furthermore, it acknowledges the role that pedagogical documentation plays in this process of promoting reflection. In order to fulfill this objective, the project of pedagogical intervention, which gives the name for the accomplishment of this report was developed and based on an approach to the research-action methodology. Therefore, this research was a cyclical process composed of observation, documentation, planning, action and in which reflection has acquired a central role. The study was carried out with a group of eighteen children, aged from five to six years old. It showed that the reflection carried out by children and adults, despite all the differences, is fundamental to their personal and professional development. The reflection allows the children to acquire knowledge about the subject under study in the Project Work. On the other hand, it allows the educator to acquire knowledge concerning his/her pedagogical action. In this process, pedagogical documentation played a major role, since by revealing the learning acquired by educational actors, it allows them to build a learning community that is constantly being reformed with the goal of improving and broadening knowledge.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoDias, Ana Carolina Ferreira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57311por202100715info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:10.376657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
“What is the full moon?”: report of a project work and the contributions of the pedagogical documentation for reflection
title "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
spellingShingle "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
Dias, Ana Carolina Ferreira
Metodologia de trabalho de projeto
Reflexão
Documentação pedagógica
Project work
Reflection
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
title_full "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
title_fullStr "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
title_full_unstemmed "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
title_sort "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
author Dias, Ana Carolina Ferreira
author_facet Dias, Ana Carolina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Reflexão
Documentação pedagógica
Project work
Reflection
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologia de trabalho de projeto
Reflexão
Documentação pedagógica
Project work
Reflection
Pedagogical documentation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57311
url http://hdl.handle.net/1822/57311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132529657118720