Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3084 |
Resumo: | Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
id |
RCAP_8ea47b514cf7f940aaf1dd6c488b1fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e TecnológicaModelos matemáticosEducação matemática realísticaPerspectiva de modelos e modelaçãoMatemáticaActividades realísticas geradoras de modelosInvestigação-acçãoDissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.Graça, Marina EstelaSapientiaGomes, Helena2013-10-18T09:49:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamimage/jpegimage/jpegvideo/mpegvideo/mpegvideo/mpegvideo/mpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:43.897171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
title |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
spellingShingle |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica Gomes, Helena Modelos matemáticos Educação matemática realística Perspectiva de modelos e modelação Matemática Actividades realísticas geradoras de modelos Investigação-acção |
title_short |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
title_full |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
title_fullStr |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
title_sort |
Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica |
author |
Gomes, Helena |
author_facet |
Gomes, Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Marina Estela Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos matemáticos Educação matemática realística Perspectiva de modelos e modelação Matemática Actividades realísticas geradoras de modelos Investigação-acção |
topic |
Modelos matemáticos Educação matemática realística Perspectiva de modelos e modelação Matemática Actividades realísticas geradoras de modelos Investigação-acção |
description |
Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-10-18T09:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream image/jpeg image/jpeg video/mpeg video/mpeg video/mpeg video/mpeg application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133175794892800 |