Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3084
Resumo: Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_8ea47b514cf7f940aaf1dd6c488b1fd3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e TecnológicaModelos matemáticosEducação matemática realísticaPerspectiva de modelos e modelaçãoMatemáticaActividades realísticas geradoras de modelosInvestigação-acçãoDissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.Graça, Marina EstelaSapientiaGomes, Helena2013-10-18T09:49:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamimage/jpegimage/jpegvideo/mpegvideo/mpegvideo/mpegvideo/mpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:43.897171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
title Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
spellingShingle Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
Gomes, Helena
Modelos matemáticos
Educação matemática realística
Perspectiva de modelos e modelação
Matemática
Actividades realísticas geradoras de modelos
Investigação-acção
title_short Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
title_full Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
title_fullStr Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
title_full_unstemmed Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
title_sort Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
author Gomes, Helena
author_facet Gomes, Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Marina Estela
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Educação matemática realística
Perspectiva de modelos e modelação
Matemática
Actividades realísticas geradoras de modelos
Investigação-acção
topic Modelos matemáticos
Educação matemática realística
Perspectiva de modelos e modelação
Matemática
Actividades realísticas geradoras de modelos
Investigação-acção
description Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-18T09:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3084
url http://hdl.handle.net/10400.1/3084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
image/jpeg
image/jpeg
video/mpeg
video/mpeg
video/mpeg
video/mpeg
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133175794892800