Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação. |
id |
UNESP-14_46dafadb08d129f706345b2bde0bf9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8875 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática RealísticaEducação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo teórico.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 452-4721980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/6805https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/10083Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Pamela Emanueli AlvesBuriasco, Regina Luzia Corio de2015-12-11T18:15:03Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8875Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-12-11T18:15:03Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
title |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
spellingShingle |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística Ferreira, Pamela Emanueli Alves Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação. |
title_short |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
title_full |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
title_fullStr |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
title_full_unstemmed |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
title_sort |
Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística |
author |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves |
author_facet |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves Buriasco, Regina Luzia Corio de |
author_role |
author |
author2 |
Buriasco, Regina Luzia Corio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação. |
topic |
Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação. |
description |
Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo teórico. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/6805 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/10083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 452-472 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875141238784 |