Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023 |
Resumo: | A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas. |
id |
UFRJ-4_7afdf56697b312ecfff95e82fa3cd748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452012000100023 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúdeAprendizagem baseada em problemasEducação superiorEnfermagemMétodosA educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023Escola Anna Nery v.16 n.1 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000100023info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,Marta Lenise doVelho,Manuela BeatrizEspíndola,Daniela SimoniSobrinho,Sandra HildaBackes,Vânia Marli Schubertpor2012-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000100023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-03-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
title |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
spellingShingle |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde Prado,Marta Lenise do Aprendizagem baseada em problemas Educação superior Enfermagem Métodos |
title_short |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
title_full |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
title_fullStr |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
title_full_unstemmed |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
title_sort |
Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde |
author |
Prado,Marta Lenise do |
author_facet |
Prado,Marta Lenise do Velho,Manuela Beatriz Espíndola,Daniela Simoni Sobrinho,Sandra Hilda Backes,Vânia Marli Schubert |
author_role |
author |
author2 |
Velho,Manuela Beatriz Espíndola,Daniela Simoni Sobrinho,Sandra Hilda Backes,Vânia Marli Schubert |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado,Marta Lenise do Velho,Manuela Beatriz Espíndola,Daniela Simoni Sobrinho,Sandra Hilda Backes,Vânia Marli Schubert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Educação superior Enfermagem Métodos |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Educação superior Enfermagem Métodos |
description |
A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452012000100023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.16 n.1 2012 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121433030656 |