Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,Marta Lenise do
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Velho,Manuela Beatriz, Espíndola,Daniela Simoni, Sobrinho,Sandra Hilda, Backes,Vânia Marli Schubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023
Resumo: A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.
id UFRJ-4_7afdf56697b312ecfff95e82fa3cd748
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452012000100023
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúdeAprendizagem baseada em problemasEducação superiorEnfermagemMétodosA educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023Escola Anna Nery v.16 n.1 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000100023info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,Marta Lenise doVelho,Manuela BeatrizEspíndola,Daniela SimoniSobrinho,Sandra HildaBackes,Vânia Marli Schubertpor2012-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000100023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-03-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
title Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
spellingShingle Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
Prado,Marta Lenise do
Aprendizagem baseada em problemas
Educação superior
Enfermagem
Métodos
title_short Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
title_full Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
title_fullStr Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
title_full_unstemmed Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
title_sort Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
author Prado,Marta Lenise do
author_facet Prado,Marta Lenise do
Velho,Manuela Beatriz
Espíndola,Daniela Simoni
Sobrinho,Sandra Hilda
Backes,Vânia Marli Schubert
author_role author
author2 Velho,Manuela Beatriz
Espíndola,Daniela Simoni
Sobrinho,Sandra Hilda
Backes,Vânia Marli Schubert
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Marta Lenise do
Velho,Manuela Beatriz
Espíndola,Daniela Simoni
Sobrinho,Sandra Hilda
Backes,Vânia Marli Schubert
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Educação superior
Enfermagem
Métodos
topic Aprendizagem baseada em problemas
Educação superior
Enfermagem
Métodos
description A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452012000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.16 n.1 2012
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121433030656