Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1194 |
Resumo: | As reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido. |
id |
RCAP_8ecf5526e08f9a28eae5d00852360341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola públicaNEOLIBERALISMODESCENTRALIZAÇÃOESCOLAS PÚBLICASDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO DEMOCRÁTICANEOLIBERALISMDEMOCRATIZATION OF EDUCATIONDECENTRALISATIONSTATE SCHOOLSEDUCATIONEDUCATIONDEMOCRATIC MANAGEMENTAs reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido.The educational changes introduced in the last decades in Brazil have elected the democratic management as one of the basic principles for the education esystem in defense of its decentralization. The strong influence of the globalization process turn these changes unified. This study airys to analyze the School Council as an instrument of the democratic management in two public schools in the city of Cajazeiras-PB-BR. In accordance with evidences, the Brazilian State institutionalized this co uncil that became distant from a wider politics of democratization of the school, standing out its bureaucratical profile more. As an attempt to understand how this process of democratization has been materialized, it arose the motivation for the accomplishment of this work that has as main references: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro ( 1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999 , 2007), Licínio Lima (2002, 2006), among others. The inquiry was carried out through an intentional sample, including 12 members of the to school community. In the const ruction of the empirical material and analysis of data , documentary techniques, non-directive interviews, information tecnology program-ALCESTE, the content analysis technique, have been used. The obvious results of the inquiry reveals that the contribution of the School Council for the management democratization is still in its embryonic phase. The causes are: the sedimented historical roots in autocratic principles, the absence of a participation culture, and the conditions of implantation. However, there is some consciousness that this is an important instrument for the accomplishment of democratic practices and some starting points have been materialized in this way.2011-05-19T20:05:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1194porDelfino, Delma Maria Oliveira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:37.276215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
title |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
spellingShingle |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública Delfino, Delma Maria Oliveira Dias NEOLIBERALISMO DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA NEOLIBERALISM DEMOCRATIZATION OF EDUCATION DECENTRALISATION STATE SCHOOLS EDUCATION EDUCATION DEMOCRATIC MANAGEMENT |
title_short |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
title_full |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
title_fullStr |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
title_full_unstemmed |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
title_sort |
Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública |
author |
Delfino, Delma Maria Oliveira Dias |
author_facet |
Delfino, Delma Maria Oliveira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Delma Maria Oliveira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
NEOLIBERALISMO DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA NEOLIBERALISM DEMOCRATIZATION OF EDUCATION DECENTRALISATION STATE SCHOOLS EDUCATION EDUCATION DEMOCRATIC MANAGEMENT |
topic |
NEOLIBERALISMO DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA NEOLIBERALISM DEMOCRATIZATION OF EDUCATION DECENTRALISATION STATE SCHOOLS EDUCATION EDUCATION DEMOCRATIC MANAGEMENT |
description |
As reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-05-19T20:05:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1194 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131223577067520 |