Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Delma Maria Oliveira Dias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1194
Resumo: As reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido.
id RCAP_8ecf5526e08f9a28eae5d00852360341
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola públicaNEOLIBERALISMODESCENTRALIZAÇÃOESCOLAS PÚBLICASDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO DEMOCRÁTICANEOLIBERALISMDEMOCRATIZATION OF EDUCATIONDECENTRALISATIONSTATE SCHOOLSEDUCATIONEDUCATIONDEMOCRATIC MANAGEMENTAs reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido.The educational changes introduced in the last decades in Brazil have elected the democratic management as one of the basic principles for the education esystem in defense of its decentralization. The strong influence of the globalization process turn these changes unified. This study airys to analyze the School Council as an instrument of the democratic management in two public schools in the city of Cajazeiras-PB-BR. In accordance with evidences, the Brazilian State institutionalized this co uncil that became distant from a wider politics of democratization of the school, standing out its bureaucratical profile more. As an attempt to understand how this process of democratization has been materialized, it arose the motivation for the accomplishment of this work that has as main references: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro ( 1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999 , 2007), Licínio Lima (2002, 2006), among others. The inquiry was carried out through an intentional sample, including 12 members of the to school community. In the const ruction of the empirical material and analysis of data , documentary techniques, non-directive interviews, information tecnology program-ALCESTE, the content analysis technique, have been used. The obvious results of the inquiry reveals that the contribution of the School Council for the management democratization is still in its embryonic phase. The causes are: the sedimented historical roots in autocratic principles, the absence of a participation culture, and the conditions of implantation. However, there is some consciousness that this is an important instrument for the accomplishment of democratic practices and some starting points have been materialized in this way.2011-05-19T20:05:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1194porDelfino, Delma Maria Oliveira Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:37.276215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
title Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
spellingShingle Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
Delfino, Delma Maria Oliveira Dias
NEOLIBERALISMO
DESCENTRALIZAÇÃO
ESCOLAS PÚBLICAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO DEMOCRÁTICA
NEOLIBERALISM
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
DECENTRALISATION
STATE SCHOOLS
EDUCATION
EDUCATION
DEMOCRATIC MANAGEMENT
title_short Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
title_full Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
title_fullStr Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
title_full_unstemmed Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
title_sort Conselho escolar: uma perspectiva de construção da democratização da escola pública
author Delfino, Delma Maria Oliveira Dias
author_facet Delfino, Delma Maria Oliveira Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Delma Maria Oliveira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv NEOLIBERALISMO
DESCENTRALIZAÇÃO
ESCOLAS PÚBLICAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO DEMOCRÁTICA
NEOLIBERALISM
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
DECENTRALISATION
STATE SCHOOLS
EDUCATION
EDUCATION
DEMOCRATIC MANAGEMENT
topic NEOLIBERALISMO
DESCENTRALIZAÇÃO
ESCOLAS PÚBLICAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO DEMOCRÁTICA
NEOLIBERALISM
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
DECENTRALISATION
STATE SCHOOLS
EDUCATION
EDUCATION
DEMOCRATIC MANAGEMENT
description As reformas educacionais implantadas nas últimas décadas no Brasil elegem a gestão democrática como um dos princípios básicos da educação em defesa da descentralização da educação. A forte influência do processo de globalização torna estas reformas unificadas. O presente estudo objetiva analisar o Conselho Escolar como instrumento da gestão democrática em duas escolas públicas do município de Cajazeiras -PB-BR. De acordo com evidências, o Estado Brasileiro institucionalizou este colegiado, que se tornou deslocado de uma política mais ampla de democratização da escola, ressaltando mais sua face burocrática. Na tentativa de compreender como se materializou este proces so de democratização é que surgiu a motivação para a realização deste trabalho, que tem como principais referências: Paulo Freire (1987, 1992, 1993), Vitor Paro (1986, 1996, 2001), Heloísa Lück (2006), Moacir Gadotti (1997), Boaventura Santos (1998, 1999, 2007), Licínio Lima (2002, 2006), entre outros. A investigação foi realizada através de uma amostra intencional, incluindo 12 membros da comunidade escolar. Na construção do material empírico e análise de dados foram utilizadas técnicas documentais, entrevistas não diretivas, o programa informático ALCESTE e a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a contribuição do conselho escolar para a democratização da gestão, ainda está em fase embrionária. São causas: as raízes históricas sedimentadas em princípios autocráticos, a ausência de uma cultura de participação, as condições de implantação. No entanto, já se tem consciência de que este é um relevante instrumento para efetivação de práticas democráticas, e já se materializam várias iniciativas nesse sentido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-19T20:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1194
url http://hdl.handle.net/10437/1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223577067520