Implementação de um projeto de endomarketing na Continental Advanced Antenna Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Salomé Gouveia Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6382
Resumo: Num mercado empresarial cada vez mais global e competitivo, torna-se imperativo que as empresas pensem em formas de se diferenciarem das restantes e de se posicionarem no mercado de uma forma mais competitiva e credível. Com esta evolução no mundo empresarial, os gestores começaram a entender que o grande fator diferencial de uma organização são as pessoas, sendo fundamental que estas se encontrem alinhadas com os objetivos e cultura institucional da marca. Neste paradigma, os colaboradores começaram a ser reconhecidos como um elemento essencial para o sucesso das organizações. Sendo necessário implementar estratégias de marketing não só dirigidas ao público externo, mas também ao cliente interno. Apesar da importância crescente em ter uma estratégia delineada especialmente para o público-interno, muitas empresas apostam, essencialmente, em ações isoladas de gestão de recursos humanos, marketing e relações públicas (internas e externas), não tendo assim um programa de endomarketing estratégico, adaptado às necessidades do público-interno. Neste contexto, foi desenvolvido um plano estratégico de endomarketing, aplicado à empresa Continental Advanced Antenna Portugal, com o objetivo de refletir acerca do impacto que um plano deste tipo pode ter nos colaboradores da organização. Recorreu-se assim a uma metodologia não experimental, quantitativa e transversal, tendo sido utilizado o inquérito como instrumento. Após recolhidos os dados necessários passou-se à análise e discussão dos mesmos, onde foram calculados o coeficiente de Alpha de Cronbach para testar a fiabilidade das variáveis em estudo e o coeficiente de Pearson para medir a correlação entre elas. Com esta análise chegou-se à conclusão que as ações de endomarketing, enquadradas num projeto de intervenção estratégico, contribuem para um maior envolvimento dos colaboradores com a marca. Para além disso, verificou-se que existe uma correlação positiva entre a perceção dos colaboradores sobre o Marketing Interno e a avaliação das ações de endomarketing implementadas na empresa.
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Apesar da importância crescente em ter uma estratégia delineada especialmente para o público-interno, muitas empresas apostam, essencialmente, em ações isoladas de gestão de recursos humanos, marketing e relações públicas (internas e externas), não tendo assim um programa de endomarketing estratégico, adaptado às necessidades do público-interno. Neste contexto, foi desenvolvido um plano estratégico de endomarketing, aplicado à empresa Continental Advanced Antenna Portugal, com o objetivo de refletir acerca do impacto que um plano deste tipo pode ter nos colaboradores da organização. Recorreu-se assim a uma metodologia não experimental, quantitativa e transversal, tendo sido utilizado o inquérito como instrumento. Após recolhidos os dados necessários passou-se à análise e discussão dos mesmos, onde foram calculados o coeficiente de Alpha de Cronbach para testar a fiabilidade das variáveis em estudo e o coeficiente de Pearson para medir a correlação entre elas. Com esta análise chegou-se à conclusão que as ações de endomarketing, enquadradas num projeto de intervenção estratégico, contribuem para um maior envolvimento dos colaboradores com a marca. Para além disso, verificou-se que existe uma correlação positiva entre a perceção dos colaboradores sobre o Marketing Interno e a avaliação das ações de endomarketing implementadas na empresa.In an increasingly global and competitive business market, it is imperative that companies think of ways to differentiate from others and position themselves in the marketplace in a more competitive and credible manner. With this evolution in the business world, managers can understand that people are the biggest asset in organizations, being fundamental that they are aligned with the objectives and institutional culture of the brand. In this paradigm, employees began to be recognized as an essential element for the success of organizations. It is necessary to implement marketing strategies not only directed to the external public, but also to the internal client. Despite the growing importance of having a strategy designed especially for the internal public, many companies are essentially focusing on isolated actions of human resources management, marketing and public relations (internal and external), and they don’t have a strategic internal marketing program, adapted to the needs of the internal public. In this context, a strategic endomarketing plan was developed, applied to Continental Advanced Antenna Portugal, with the purpose of reflecting on the strategy impact on the employees. To obtain data, a non-experimental quantitative and cross-sectional methodology was used and was implemented a survey to employees. After collecting all necessary data, we proceeded to the analysis and discussion of the same ones where the Cronbach's Alpha coefficient was used to test the reliabilities and the Pearson's coefficient was used to measure the correlation between the variables. With this analysis it was concluded that the internal marketing actions, framed in a strategic intervention project, contribute to the commitment of employees with the brand. In addition, it was found that there is a positive correlation between the perception of employees about internal marketing and the evaluation of internal marketing actions implemented in the company.Silva, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Ana Salomé Gouveia Melo2021-06-30T00:30:13Z2020-06-302020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6382TID:202522881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:17.853164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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