Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Jaelson Maques.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514
Resumo: O Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização. Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa. Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais.
id UFCG_04c4deaa5540ae6bb5202bdd0172d468
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.Endomarketing practices: a study at Senai in Sousa-PB.EndomarketingComunicação internaSenaiEndomarketingInternal communicationSenaiAdministraçãoO Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização. Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa. Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais.The endomarketing is a management tool that uses targeted marketing strategies to internal public companies, it is a tool that combines marketing techniques to concepts of human resources. The present research aims to investigate the endomarketing practices ongoing in SENAI of Sousa – PB. The research is characterized as a case study, and also bibliographic, field research, exploratory and descriptive. For data collection was used a form that was applied to all internal employees of the organization. For data treatment was used qualitative and quantitative approach. Analyzing the survey data, it was concluded that the organization is developing the use of internal marketing activities in order to manage and strengthen internal relations between company/employee. Still using endomarketing tools to offer to the organization’s internal public a satisfactory level of information, as well as a recognition and encouragement to perform a good job. The benefits offered by the organization to employees is also a form of encouragement and to make employees feel important to the organization. The perception of employees on endomarketing practices, makes clear its importance and its benefits for both the company ant the own employees. The endomarketing practices fit in order to make employees realize that they are fundamental to the achievement of organization objectives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGBARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547OLIVEIRA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.ALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.MARTINS, Jaelson Maques.20162020-09-23T00:31:51Z2020-09-222020-09-23T00:31:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514MARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. .porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-28T18:48:04Zoai:localhost:riufcg/15514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-28T18:48:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
Endomarketing practices: a study at Senai in Sousa-PB.
title Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
spellingShingle Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
MARTINS, Jaelson Maques.
Endomarketing
Comunicação interna
Senai
Endomarketing
Internal communication
Senai
Administração
title_short Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
title_full Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
title_fullStr Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
title_full_unstemmed Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
title_sort Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB.
author MARTINS, Jaelson Maques.
author_facet MARTINS, Jaelson Maques.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
BARBOSA, M. F. N.
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
OLIVEIRA, Marcos Macri.
OLIVEIRA, M. M.
ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Jaelson Maques.
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação interna
Senai
Endomarketing
Internal communication
Senai
Administração
topic Endomarketing
Comunicação interna
Senai
Endomarketing
Internal communication
Senai
Administração
description O Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que usa estratégias do marketing direcionadas ao público interno das empresas, é uma ferramenta que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de endomarketing em uso na organização SENAI em Sousa – PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, além de bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário, que foi aplicado com todos os funcionários internos da organização. Para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa. Analisando os dados da pesquisa, foi possível concluir que a organização vem desenvolvendo o uso de atividades de endomarketing, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre empresa/funcionário. Ainda se utiliza de instrumentos de endomarketing para oferecer ao público interno da organização um nível satisfatório de informação, além de reconhecimento e incentivo para desempenharem um bom trabalho. Os benefícios oferecidos pela organização aos colaboradores também é uma forma de incentivo e de fazer com que os colaboradores se sintam importantes para a organização. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro a sua importância e os seus benefícios tanto para a empresa como para os próprios colaboradores. As práticas de endomarketing, se encaixam no sentido de fazer com que os colaboradores percebam que são fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-23T00:31:51Z
2020-09-22
2020-09-23T00:31:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514
MARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. .
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15514
identifier_str_mv MARTINS, Jaelson Marques. Práticas de endomarketing: um estudo no Senai em Sousa-PB2016. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2016. .
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744464883744768