Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14822
Resumo: No século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã. Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa. Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.
id RCAP_8ee3d49caf02a5794f102147c942d764
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadãJornal escolarTrabalho por projetoCidadaniaSchool newspaperProject workCitizenshipPeriódico escolarProyecto de trabajoCiudadaníaJournal scolaireTravail de projetCitoyennetéNo século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã. Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa. Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.Abstract In the century following the seminal works of Kilpatrick (1918) and Freinet (1976), pedagogical actions in dialogue with the concepts of 'project work' and 'school newspaper' remain fundamental. From this perspective, this paper presents the results of a research based on the following question: What opinions do 2nd cycle of basic education students have about the experience of creating a school newspaper? An experience that involved two classes of 5th grade and one of 6th grade, in the school year 2020/21, in a private Portuguese school. As main results we highlight, on the one hand, the consensual recognition of 'project-based teaching' as a relevant practice for students' learning and, also, for the development of social interaction skills; and, on the other hand, the justified acknowledgment of the potential of such curricular option in the promotion of children and young people's autonomy and self-determination.Resumen En el siglo siguiente a los trabajos seminales de Kilpatrick (1918) y Freinet (1976), las acciones pedagógicas que dialogan con los conceptos de ‘trabajo por proyectos’ y ‘periódico escolar’ siguen siendo fundamentales. Desde esta perspectiva, este artículo presenta los resultados de una investigación basada en la siguiente pregunta: ¿Qué opiniones tienen los alumnos de 2º ciclo de enseñanza básica sobre la experiencia de crear un periódico escolar? Una experiencia que implicó a dos clases de 5º y una de 6º, en el curso escolar 2020/21, en un colegio privado portugués. Como principales resultados destacamos, por un lado, el reconocimiento consensuado de la "enseñanza por proyectos" como una práctica relevante para el aprendizaje de los alumnos y, también, para el desarrollo de las competencias de interacción social; y, por otro lado, el reconocimiento justificado del potencial de dicha opción curricular en la promoción de la autonomía y autodeterminación de los niños y jóvenes.Résumé Dans le siècle qui suit les travaux précurseurs de Kilpatrick (1918) et Freinet (1976), les actions pédagogiques qui dialoguent avec les concepts de ‘travail sur projet’ et de ‘journal scolaire’ restent fondamentales. Dans cette perspective, cet article présente les résultats d'une recherche basée sur la question suivante: quelles sont les opinions des élèves du 2e cycle de l'école primaire sur l'expérience de la création d'un journal scolaire ? Une expérience qui a concerné deux classes de 5e et une de 6e, au cours de l'année scolaire 2020/21, dans une école privée portugaise. Comme principaux résultats, nous soulignons, d'une part, la reconnaissance consensuelle de "l'enseignement par projet" comme une pratique pertinente pour l'apprentissage des élèves et, également, pour le développement des compétences d'interaction sociale ; et, d'autre part, la reconnaissance justifiée du potentiel de cette option curriculaire dans la promotion de l'autonomie et de l'autodétermination des enfants et des jeunes.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLMoreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2022-07-11T14:34:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14822porMoreira, A. I., & Duarte, P. (2022). Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 253–280. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.3102182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:33.467502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
title Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
spellingShingle Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
Moreira, Ana Isabel
Jornal escolar
Trabalho por projeto
Cidadania
School newspaper
Project work
Citizenship
Periódico escolar
Proyecto de trabajo
Ciudadanía
Journal scolaire
Travail de projet
Citoyenneté
title_short Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
title_full Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
title_fullStr Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
title_full_unstemmed Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
title_sort Sala de aula ou redação do jornal?: Uma experiência curricular cidadã
author Moreira, Ana Isabel
author_facet Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Duarte, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal escolar
Trabalho por projeto
Cidadania
School newspaper
Project work
Citizenship
Periódico escolar
Proyecto de trabajo
Ciudadanía
Journal scolaire
Travail de projet
Citoyenneté
topic Jornal escolar
Trabalho por projeto
Cidadania
School newspaper
Project work
Citizenship
Periódico escolar
Proyecto de trabajo
Ciudadanía
Journal scolaire
Travail de projet
Citoyenneté
description No século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã. Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa. Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T14:34:54Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14822
url http://hdl.handle.net/10400.21/14822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, A. I., & Duarte, P. (2022). Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 253–280. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133497585041408