Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroqueiro, Márcia Elisabeth de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2722
Resumo: Pretende-se, com esta investigação, destacar a importância de se utilizarem novas estratégias de aprendizagem, os sentidos, para a construção do conhecimento de alunos com deficiência visual. A investigação surgiu da preocupação em atender a esses alunos, documentada em vários estudos consultados. O problema da pesquisa é “Dados Didáticos contribuem como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem dos alunos com Deficiência Visual na construção de narrativas?”. Nessa perspectiva, construiu-se um objeto de aprendizagem – “Dados Didáticos” –, foi experimentado, no âmbito da pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com alunos do Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano, na Rede Municipal de Cubatão, São Paulo, Brasil. Para tal, contou-se com o trabalho colaborativo de uma professora de educação especial, especialista em deficiência visual. Os Dados Didáticos foram aplicados, de forma lúdica, por meio de um jogo, em salas de aula, com alunos normovisuais e com deficiência visual, tentando perceber seu contributo para a criatividade, fluência, flexibilidade, na construção de narrativas. Os resultados da investigação respondem à pergunta de partida, de acordo com as respostas das professoras participantes, os Dados Didáticos contribuem como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem de todos os alunos, em especial alunos com DV, num momento lúdico e descontraído, na construção de narrativas em um trabalho cooperativo, fortalecendo assim a inclusão entre os alunos, apresentaram suas histórias ricas e criativas. Este momento foi importante para os alunos normovisuais, por aprenderem como os alunos com DV apropriam-se do conhecimento, através de um importante canal sensorial, o tato.
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