O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_c10dd0f7c9564eb8340e5af5b14a38d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3080 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14Educação - ensino de químicaJogos educativosDeficiente visual - inclusãoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o deficiente visual. A tabela FD14 ® apresenta uma proposta onde o aluno, poderá coletar todas as informações contidas em uma tabela periódica em formato de jogo, sendo a mesma, o principal instrumento na aprendizagem da química. O modelo de ferramenta proposto foi utilizado por um aluno do 1o ano do Ensino Médio de 15 anos, deficiente visual desde seu nascimento e inserido no Ensino Médio regular no Col. Est. Eurídes Brandão. Para êxito da proposta, “João” conseguiu identificar sem qualquer tipo de auxílio todas as informações que um aluno visual teria acesso, num processo realmente inclusivoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Rodrigo P. da SilvaCordeiro, Bharbara S.C. BritoNazário, Pablo H. E. N De PaivaJungler, Raul R. J. De Limareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3080Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
title |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
spellingShingle |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 Pedroso, Rodrigo P. da Silva Educação - ensino de química Jogos educativos Deficiente visual - inclusão |
title_short |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
title_full |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
title_fullStr |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
title_full_unstemmed |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
title_sort |
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 |
author |
Pedroso, Rodrigo P. da Silva |
author_facet |
Pedroso, Rodrigo P. da Silva Cordeiro, Bharbara S.C. Brito Nazário, Pablo H. E. N De Paiva Jungler, Raul R. J. De Lima |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Bharbara S.C. Brito Nazário, Pablo H. E. N De Paiva Jungler, Raul R. J. De Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Rodrigo P. da Silva Cordeiro, Bharbara S.C. Brito Nazário, Pablo H. E. N De Paiva Jungler, Raul R. J. De Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - ensino de química Jogos educativos Deficiente visual - inclusão |
topic |
Educação - ensino de química Jogos educativos Deficiente visual - inclusão |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285259591286784 |