A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas, Inês Maria Baptista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45750
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares.
id RCAP_8efda3515d9b0d252c65a960ebbb2d2c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JIMateriais não EstruturadosNível de ImplicaçãoNível de Bem-EstarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumDamas, Inês Maria Baptista2023-07-27T10:40:30Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45750TID:203333586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:16:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.246116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
title A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
spellingShingle A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
Damas, Inês Maria Baptista
Materiais não Estruturados
Nível de Implicação
Nível de Bem-Estar
title_short A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
title_full A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
title_fullStr A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
title_full_unstemmed A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
title_sort A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
author Damas, Inês Maria Baptista
author_facet Damas, Inês Maria Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas, Inês Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais não Estruturados
Nível de Implicação
Nível de Bem-Estar
topic Materiais não Estruturados
Nível de Implicação
Nível de Bem-Estar
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T10:40:30Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45750
TID:203333586
url http://hdl.handle.net/10400.26/45750
identifier_str_mv TID:203333586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133511589822464