Contributos para uma educação de infância de qualidade baseada na aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29625 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Seminário de Orientação Educacional (SOE) que, com a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), constitui a componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O SOE, particularmente, propõe-se criar um espaço de problematização da realidade pedagógica, através de abordagens investigativas e desenvolvimento de projetos atinentes com as necessidades identificadas e recursos disponíveis. Assim, após uma observação criteriosa do contexto, e de termos identificado uma elevada competitividade entre as crianças, objetivámos promover as interações positivas e a entreajuda no seu quotidiano, elevando simultaneamente os respetivos níveis de Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I), “barómetros” da nossa intervenção pedagógica, situada numa Abordagem Experiencial em Educação (EDEX). Assim, a principal finalidade deste relatório é apresentar a análise reflexiva que procurámos realizar ao longo da PES, em torno destas dimensões e variáveis. Centrando-nos sempre na criança e atendendo à sua perspetiva, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem cooperativa, considerando as suas necessidades e interesses, durante as quais observámos e recolhemos dados acerca dos níveis de BEE e I que apresentavam. Foi possível verificar que as atividades promoveram elevados níveis em ambas as dimensões, e que este fator favoreceu a existência de um clima de grupo mais benéfico ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em especial ao desenvolvimento pessoal e social. Durante este percurso, também nós crescemos pessoal e profissionalmente, guardando toda a herança que “pequenas grandes” crianças nos transmitiram… |
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