A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45750 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares. |
id |
RCAP_8efda3515d9b0d252c65a960ebbb2d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JIMateriais não EstruturadosNível de ImplicaçãoNível de Bem-EstarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumDamas, Inês Maria Baptista2023-07-27T10:40:30Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45750TID:203333586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:16:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.246116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
title |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
spellingShingle |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI Damas, Inês Maria Baptista Materiais não Estruturados Nível de Implicação Nível de Bem-Estar |
title_short |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
title_full |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
title_fullStr |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
title_full_unstemmed |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
title_sort |
A pertinência da introdução de materiais não estruturados numa sala de JI |
author |
Damas, Inês Maria Baptista |
author_facet |
Damas, Inês Maria Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damas, Inês Maria Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais não Estruturados Nível de Implicação Nível de Bem-Estar |
topic |
Materiais não Estruturados Nível de Implicação Nível de Bem-Estar |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ao estudo de caso desenvolvido num grupo de seis crianças, de quatro e cinco anos de idade, numa sala de JI muito desprovida de materiais diversificados e não estruturados, pelo que senti necessidade de trazer materiais diferentes, que fossem ao encontro das necessidades e interesses das crianças e as estimulassem para aprendizagens mais ricas e significativas. Este relatório foi feito de forma a analisar crítica e reflexivamente os níveis de implicação e de bem-estar destas crianças ao manipularem materiais não estruturados. Em termos metodológicos recorri a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – o diário de bordo, os registos fotográficos, as entrevistas e as grelhas de observação com indicadores relativos aos níveis de implicação e de bem-estar antes, durante e no final da minha intervenção. Este projeto de intervenção permitiu-me compreender a importância que estes materiais têm no desenvolvimento global das crianças, do seu bem-estar e da sua implicação e perceber que estes materiais potencializam na criança maior interesse, criatividade, autonomia e curiosidade, bem como aumentam a interação entre pares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T10:40:30Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45750 TID:203333586 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45750 |
identifier_str_mv |
TID:203333586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511589822464 |