Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13580 |
Resumo: | O estudo centra-se na problemática da avaliação de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) do 2.ºciclo no ensino básico, mais concretamente dos alunos com currículo específico individual (CEI), tendo como objetivo principal a reflexão sobre a importância de encontrar estratégias que facilitem as aprendizagens de crianças com NEE. Pretendeu-se assim, identificar o processo de avaliação de alunos com CEI e aprofundar o conhecimento sobre as práticas de avaliação desses alunos e como estas permitem adequar estratégias e optar por decisões curriculares promovendo a eficácia da educação especial. A pesquisa bibliográfica teve como finalidade fundamentar as conceções implícitas, bem como realçar os conceitos de avaliação, inclusão/diferenciação/flexibilidade e necessidades educativas especiais. O estudo seguiu uma metodologia descritiva e qualitativa centrada no paradigma interpretativo, realizando um estudo de caso de dois alunos com CEI, incluídos na mesma turma, integrando seis professores do 2.º ciclo do mesmo conselho de turma. O trabalho de campo decorreu entre setembro de 2017 a maio de 2018, num agrupamento de escolas do distrito de Faro. Os instrumentos de recolha de dados passaram pelas entrevistas semiestruturadas, conversas informais e análise documental. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo tendo por referência um sistema de categorias surgidos dos discursos dos professores entrevistados. A análise dos resultados obtidos permite-nos estudar opiniões e reflexões dos professores que revelaram ter dificuldades na concretização da inclusão, falta de tempo e falta de apoio para operacionalizar a inclusão dos alunos com CEI. As conclusões apontam para a necessidade de realçar o contributo que a avaliação tem para o sucesso dos alunos e para a reestruturação do CEI e para o papel dos professores no desenvolvimento de práticas de avaliação formativas que contribuem para as aprendizagens dos alunos com NEE e CEI, onde as relações interpessoais, o reforço positivo e a autoestima são primordiais para facilitar o desenvolvimento e as aprendizagens destas crianças. |
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Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básicoAvaliaçãoNecessidades educativa especiaisCurrículo específico individualEscola inclusivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo centra-se na problemática da avaliação de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) do 2.ºciclo no ensino básico, mais concretamente dos alunos com currículo específico individual (CEI), tendo como objetivo principal a reflexão sobre a importância de encontrar estratégias que facilitem as aprendizagens de crianças com NEE. Pretendeu-se assim, identificar o processo de avaliação de alunos com CEI e aprofundar o conhecimento sobre as práticas de avaliação desses alunos e como estas permitem adequar estratégias e optar por decisões curriculares promovendo a eficácia da educação especial. A pesquisa bibliográfica teve como finalidade fundamentar as conceções implícitas, bem como realçar os conceitos de avaliação, inclusão/diferenciação/flexibilidade e necessidades educativas especiais. O estudo seguiu uma metodologia descritiva e qualitativa centrada no paradigma interpretativo, realizando um estudo de caso de dois alunos com CEI, incluídos na mesma turma, integrando seis professores do 2.º ciclo do mesmo conselho de turma. O trabalho de campo decorreu entre setembro de 2017 a maio de 2018, num agrupamento de escolas do distrito de Faro. Os instrumentos de recolha de dados passaram pelas entrevistas semiestruturadas, conversas informais e análise documental. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo tendo por referência um sistema de categorias surgidos dos discursos dos professores entrevistados. A análise dos resultados obtidos permite-nos estudar opiniões e reflexões dos professores que revelaram ter dificuldades na concretização da inclusão, falta de tempo e falta de apoio para operacionalizar a inclusão dos alunos com CEI. As conclusões apontam para a necessidade de realçar o contributo que a avaliação tem para o sucesso dos alunos e para a reestruturação do CEI e para o papel dos professores no desenvolvimento de práticas de avaliação formativas que contribuem para as aprendizagens dos alunos com NEE e CEI, onde as relações interpessoais, o reforço positivo e a autoestima são primordiais para facilitar o desenvolvimento e as aprendizagens destas crianças.This study focuses on the problem of the evaluation of students with special educational needs (SEN) of the 5th and 6th grade in middle school education, specifically the students with individual specific curriculum (ISC), whose main objective is to reflect on the importance of finding strategies that facilitate the learning of children with SEN. The aim was to identify the process of evaluation of students with ISC, to deepen the knowledge about the evaluation practices of these students and how they allow to adapt strategies and to opt for curricular decisions promoting the effectiveness of special education. The bibliographic research was aimed at supporting the implicit conceptions, as well as highlighting the concepts of evaluation, inclusion / differentiation / flexibility and special educational needs. The study followed a descriptive and qualitative methodology centred on the interpretative paradigm, carrying out a case study of two students with ISC included in the same class, integrating six teachers from the same class council. Fieldwork ran from September 2017 to May 2018, in a group of schools in the Faro district. The data collection tools went through semi-structured interviews, informal conversations and documentary analysis. The collected data were subject of content analysis with reference to a system of categories arising from the discourses of the teachers interviewed. The analysis of the results allows us to study the opinions and reflections of the teachers who revealed difficulties in the implementation of inclusion, lack of time and lack of support to operationalize the inclusion of students with ISC. The conclusions point to the need to highlight the contribution that evaluation has to student success and to the restructuring of the ERC and to the role of teachers in the development of formative assessment practices that contribute to the learning of students with SEN and ISC, where good interpersonal relationships, positive reinforcement and self-esteem are important to facilitate the development and learning of these children.Guerreiro, AntónioSapientiaRoque, Maria Teresa de Almeida dos Santos2022-01-10T01:30:15Z2019-01-102019-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13580TID:202246159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:44.421505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo centra-se na problemática da avaliação de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) do 2.ºciclo no ensino básico, mais concretamente dos alunos com currículo específico individual (CEI), tendo como objetivo principal a reflexão sobre a importância de encontrar estratégias que facilitem as aprendizagens de crianças com NEE. Pretendeu-se assim, identificar o processo de avaliação de alunos com CEI e aprofundar o conhecimento sobre as práticas de avaliação desses alunos e como estas permitem adequar estratégias e optar por decisões curriculares promovendo a eficácia da educação especial. A pesquisa bibliográfica teve como finalidade fundamentar as conceções implícitas, bem como realçar os conceitos de avaliação, inclusão/diferenciação/flexibilidade e necessidades educativas especiais. O estudo seguiu uma metodologia descritiva e qualitativa centrada no paradigma interpretativo, realizando um estudo de caso de dois alunos com CEI, incluídos na mesma turma, integrando seis professores do 2.º ciclo do mesmo conselho de turma. O trabalho de campo decorreu entre setembro de 2017 a maio de 2018, num agrupamento de escolas do distrito de Faro. Os instrumentos de recolha de dados passaram pelas entrevistas semiestruturadas, conversas informais e análise documental. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo tendo por referência um sistema de categorias surgidos dos discursos dos professores entrevistados. A análise dos resultados obtidos permite-nos estudar opiniões e reflexões dos professores que revelaram ter dificuldades na concretização da inclusão, falta de tempo e falta de apoio para operacionalizar a inclusão dos alunos com CEI. As conclusões apontam para a necessidade de realçar o contributo que a avaliação tem para o sucesso dos alunos e para a reestruturação do CEI e para o papel dos professores no desenvolvimento de práticas de avaliação formativas que contribuem para as aprendizagens dos alunos com NEE e CEI, onde as relações interpessoais, o reforço positivo e a autoestima são primordiais para facilitar o desenvolvimento e as aprendizagens destas crianças. |
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