O papel do diretor de turma face à educação especial: conhecimentos, práticas e constrangimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4300
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
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spelling O papel do diretor de turma face à educação especial: conhecimentos, práticas e constrangimentosDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA presente investigação tem como objetivo contribuir para a definição do papel do Diretor de Turma face à Educação Especial, procurando perceber quais são os conhecimentos que os Diretores de Turma têm nesta área, os procedimentos que por eles são mais utilizados e os constrangimentos sentidos. O primeiro capítulo pretende efetuar uma breve perspetiva da Educação Especial em Portugal, assim como do conceito de Inclusão, com vista a esclarecer e perceber o contexto em que surgiu o Decreto-Lei nº 3/2008, que atualmente regulamenta esta área. No segundo capítulo procurou-se perceber qual é o papel que o Diretor de Turma desempenha atualmente na Escola e quais as responsabilidades que lhe estão atribuídas pelo supracitado decreto na área da Educação Especial. No terceiro capítulo apresenta-se um estudo empírico, baseado na análise dos dados recolhidos mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos Diretores de Turma do terceiro ciclo de duas escolas do País, no ano letivo de 2012/2013, em que se procuraram aferir os conhecimentos, os procedimentos e os constrangimentos sentidos por estes profissionais nesta área. Conclui-se que os Diretores de Turma inquiridos apresentaram algumas lacunas no que respeita ao conhecimento efetivo do Decreto-Lei nº 3/2008 e que desconhecem algumas das responsabilidades e procedimentos relacionados com o acompanhamento do processo dos alunos com necessidades educativas especiais. Conclui-se também pela não existência de procedimentos estruturados nas escolas onde foi efetuado o inquérito. Apuraram-se como principais constrangimentos sentidos pelos inquiridos: a falta de recursos, a falta de ações de informação e sensibilização nesta área e a falta de cooperação entre os principais intervenientes do processo educativo dos alunos com necessidades educativas especiais.This research aims to contribute to defining the role of the Head of Class towards de Special Educational Needs, trying to understand his knowledge in this area, the used procedures and the felt constraints. The first chapter will make a brief perspective of Special Educational Needs in Portugal, as well as the concept of Inclusion, in order to clarify and understand the context in which the Decree-Law No. 3/2008, which currently regulates this area, arose. In the second chapter we tried to understand the role that the Head of Class currently plays at School and his responsibilities towards the Special Education Needs. The third chapter presents an empirical study based on the analysis of data collected by a questionnaire applied to the Head’s of Class of two schools in Portugal, in the academic year 2012/2013. The aim of this questionnaire was to understand the knowledge, the procedures and the constraints experienced by these professionals in this area. We conclude that there are some gaps towards the knowledge of the Decree-Law No. 3/2008, as well as of some of the responsibilities related to the Special Educational Needs procedures. We also conclude that there were no structured procedures on the inquired schools. The major constraints felt by respondents were: lack of resources in schools, lack of information and awareness actions in this area and lack of cooperation between the main actors of the educational process of the students with special educational needs.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMatos, Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo2014-09-10T09:35:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4300202140555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:11.966184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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