Desafios metamodernos da filosofia da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1158 |
Resumo: | este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica. |
id |
RCAP_8f076f3e3d46de2f018c515ae1658eff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios metamodernos da filosofia da educaçãoEducaçãoFilosofiaModernidadePós-modernidadeMetamodernidadeEducationPhilosophyModernityPost-modernityMetamodernityEducaciónFilosofíaModernidadPos-modernidadMetamodernidadeste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2015-04-30T16:44:19Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1158porReis, Carlos SousaFormosinho, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:24ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
title |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
spellingShingle |
Desafios metamodernos da filosofia da educação Reis, Carlos Sousa Educação Filosofia Modernidade Pós-modernidade Metamodernidade Education Philosophy Modernity Post-modernity Metamodernity Educación Filosofía Modernidad Pos-modernidad Metamodernidad |
title_short |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
title_full |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
title_fullStr |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
title_full_unstemmed |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
title_sort |
Desafios metamodernos da filosofia da educação |
author |
Reis, Carlos Sousa |
author_facet |
Reis, Carlos Sousa Formosinho, Maria das Dores |
author_role |
author |
author2 |
Formosinho, Maria das Dores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Carlos Sousa Formosinho, Maria das Dores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Modernidade Pós-modernidade Metamodernidade Education Philosophy Modernity Post-modernity Metamodernity Educación Filosofía Modernidad Pos-modernidad Metamodernidad |
topic |
Educação Filosofia Modernidade Pós-modernidade Metamodernidade Education Philosophy Modernity Post-modernity Metamodernity Educación Filosofía Modernidad Pos-modernidad Metamodernidad |
description |
este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-04-30T16:44:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1158 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548824195072 |