Desafios metamodernos da filosofia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Formosinho, Maria das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1158
Resumo: este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
id RCAP_8f076f3e3d46de2f018c515ae1658eff
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desafios metamodernos da filosofia da educaçãoEducaçãoFilosofiaModernidadePós-modernidadeMetamodernidadeEducationPhilosophyModernityPost-modernityMetamodernityEducaciónFilosofíaModernidadPos-modernidadMetamodernidadeste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2015-04-30T16:44:19Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1158porReis, Carlos SousaFormosinho, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desafios metamodernos da filosofia da educação
title Desafios metamodernos da filosofia da educação
spellingShingle Desafios metamodernos da filosofia da educação
Reis, Carlos Sousa
Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
title_short Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_full Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_fullStr Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_full_unstemmed Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_sort Desafios metamodernos da filosofia da educação
author Reis, Carlos Sousa
author_facet Reis, Carlos Sousa
Formosinho, Maria das Dores
author_role author
author2 Formosinho, Maria das Dores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos Sousa
Formosinho, Maria das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
topic Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
description este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-04-30T16:44:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1158
url http://hdl.handle.net/11328/1158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548824195072