Desafios metamodernos da filosofia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Formosinho, Maria das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1158
Resumo: este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
id RCAP_dd6fc55d26e8d379fd33a6531f9aff85
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios metamodernos da filosofia da educaçãoDesafíos metamodernos de la filosofía de la educaciónMetamodern challenges for philosophy of educationEducaçãoFilosofiaModernidadePós-modernidadeMetamodernidadeEducationPhilosophyModernityPost-modernityMetamodernityEducaciónFilosofíaModernidadPos-modernidadMetamodernidadeste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2015-04-30T16:44:19Z2015-04-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1158http://hdl.handle.net/11328/1158porReis, C. S., & Formosinho, M. (2013). Desafios metamodernos da filosofia da educação. Revista Egitania Sciencia, 14, 30-45.Reis, Carlos SousaFormosinho, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:44Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:33.739758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios metamodernos da filosofia da educação
Desafíos metamodernos de la filosofía de la educación
Metamodern challenges for philosophy of education
title Desafios metamodernos da filosofia da educação
spellingShingle Desafios metamodernos da filosofia da educação
Reis, Carlos Sousa
Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
title_short Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_full Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_fullStr Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_full_unstemmed Desafios metamodernos da filosofia da educação
title_sort Desafios metamodernos da filosofia da educação
author Reis, Carlos Sousa
author_facet Reis, Carlos Sousa
Formosinho, Maria das Dores
author_role author
author2 Formosinho, Maria das Dores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos Sousa
Formosinho, Maria das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
topic Educação
Filosofia
Modernidade
Pós-modernidade
Metamodernidade
Education
Philosophy
Modernity
Post-modernity
Metamodernity
Educación
Filosofía
Modernidad
Pos-modernidad
Metamodernidad
description este artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-04-30T16:44:19Z
2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1158
http://hdl.handle.net/11328/1158
url http://hdl.handle.net/11328/1158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, C. S., & Formosinho, M. (2013). Desafios metamodernos da filosofia da educação. Revista Egitania Sciencia, 14, 30-45.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134967498801152