Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15594 |
Resumo: | Trabalho de Projeto |
id |
RCAP_8f196a5157cd52939942f95457588380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adornoDesignPrataAdornoComunicação pessoalComunicação visualSilverAdornmentPersonal communicationVisual communicationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de ProjetoA prata tem estado cada vez mais presente nas diferentes vertentes do Design, sobretudo aquelas que se relacionam com a ornamentação, relembrando uma arte por vezes esquecida ou desconhecida; a ourivesaria (artesanal e industrial). Assim, aliando o Design Industrial e a curiosidade, desenvolveuzse um projeto que procura compreender o Homem e o adorno numa perspetiva projetual, mais precisamente, a comunicaçao pessoal atraves do mesmo, abordando temas como a prata, ourivesaria, métodos produtivos, o culto pela imagem, comunicaçao dos adornos, comunicaçao visual, sentimentos e Design. Neste contexto, a prata, sendo o material de eleiçao e tema de investigaçao, destaca-se ao longo deste relatorio pelas suas propriedades, aplicações e capacidade de acompanhamento e participação no desenvolvimento humano e industrial, deixando em aberto um mundo de possibilidades para o futuro. Desta forma, este relatorio pondera e sugere uma reapreciaçao da prata. Em seguimento, o Design em Prata tem vindo a demarcar a sua presença na ourivesaria acompanhando o fascinante mundo da moda e, consequentemente, tem sido cada vez mais comum na imagem dos indivíduos (comunicaçao visual). De um modo geral, a comunicação faz parte do dia-a-dia do ser humano, sendo uma necessidade intrínseca ao mesmo. Assim, analisando a comunicação visual, que alimenta e e' a voz do culto pela imagem, percebe se que esta nao reside apenas no Homem mas também no que o rodeia como os seus objetos, neste caso, os adornos. Aqui, o Projeto encontra o seu objetivo de investigação e aprofunda os seus temas construindo uma proposta de ourivesaria em prata que se torna objeto de analise nas capacidades de comunicaçao de um adorno em prata. No que concerne a metodologia, decidiuzse que seria adequado uma divisão em duas partes: teorica e pratica. A primeira procurou uma aquisição de conhecimento sobre o material, ourivesaria, Design em Prata e a relação entre o Homem e os adornos. Para tal, através da pesquisa, e de outros meios de reunião informativa como a entrevista, particularizou-se a informação de forma a orientar a segunda parte: a pratica.Esta última, focou-se no desenvolvimento e efetivação física de um projeto de Design em Prata com o objetivo de análise e de participação na conceção de projetos que alimentam a criação de ourivesaria. Num primeiro momento, a estruturação do briefing e do conceito exigiu a perceção e observação do mercado e do publico-alvo, resultando num brainstorming com necessidade de contacto direto com os diferentes metodos produtivos. Neste momento, observaram-se de perto as varias opções de produção, compreendendo-as, de forma a propor uma produção em serie, dotada de uma preocupação ecológica. Desta forma, proporcionouzse uma interação pessoal ~ relação essencial entre designer e produtor influenciando a soluçao encontrada e proporcionando o acompanhamento produtivo. Através do estudo, do qual resultou um projeto traduzido em peças físicas de ourivesaria em prata e um relatorio de investigação, concluiu-se que a comunicação e' complexa, sendo apenas clara para o utilizador, independentemente das interpretações do observador, dos métodos produtivos e das intençoes do designer, embora possam ser fortes influenciadores.Silver has been increasingly present in different subjects of Design, mostly those Which are related to ornamentation, recalling an art sometimes forgotten or unknovvnz (gold)/silversmithing (handcrafted and industrial). So, allying Industrial Design and Curiosity, vvas developed a project that seeks to understand l\/lan and adornment, in a projetual perspective. ln other Words, personal communication through adornment, addressing topics such as silver, (gold)/silversmithing, production methods, image Worship, communication of adornments, visual communication, feelings and Design. ln this context, silver, the material of choice and a research topic, stands out along this Project due to its properties, applications and ability to follovv and participate in human and industrial development, leaving a World of possibilities open to the future. Therefore, this Project considers and suggests a reappreciation of silver. About Silver Design, it has been marking its presence in silversmithing and follovving the Wonderful fashion World. Consequently, it has been more and more common in the image of individuals (visual communication). ln general, communication is part of the daily life of humans, being an inherent necessity. Thus, analyzing the visual communication, the food and voice of image Worship, Was realized that it resides not only in man but also in What surround us like personal objects, in this case, adornments. At this point, the Project founds its research objective and develops its subjects by building a silversmithing proposal that Was object of analysis in the communication skills of a silver adornment. About the methodology, it Was decided that a division into tvvo parts Would be appropriatez theoretical and practical. The first sought to grow knowledge about the material, silversmithing, Silver Design and the relationship betvveen l\/lan and adornments. To this end, through research, and other means such as the intervievv, information Was individualized in order to guide the second part; the practical. This last Was focused on the development and physical execution of a Silver Design project of Which objective is the analysis and participation in the design of projects that increase the creation of silversmithing. lnitially, to structure the briefing and the concept Was required the perception and observation of both the market and the target audience. The result Was abrainstorming that required a direct contact With the different production methods. At this point, the production options Were closely observed and understood in order to propose a series production With an ecological concern. Consequently, it provided a personal interaction - essential relationship betWeen designer and producer - influencing the founded solution and providing productive monitoring. Through the study, from Which resulted in a project translated into physical pieces of silversmithing and an investigation Work, it Was concluded that communication is complex being only clear to the user, regardless of the observer's interpretations, the productive methods and the designer's intentions, although they may be strong influencers.Alves, Rui Miguel PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Patrícia Manuela Oliveira2020-03-13T10:18:29Z2020-02-102020-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15594TID:202454843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:18.370872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
title |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
spellingShingle |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira Design Prata Adorno Comunicação pessoal Comunicação visual Silver Adornment Personal communication Visual communication Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
title_full |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
title_fullStr |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
title_full_unstemmed |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
title_sort |
Design em prata: a comunicação pessoal através do adorno |
author |
Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Rui Miguel Pereira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Patrícia Manuela Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Prata Adorno Comunicação pessoal Comunicação visual Silver Adornment Personal communication Visual communication Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Design Prata Adorno Comunicação pessoal Comunicação visual Silver Adornment Personal communication Visual communication Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Trabalho de Projeto |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T10:18:29Z 2020-02-10 2020-02-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15594 TID:202454843 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15594 |
identifier_str_mv |
TID:202454843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131444567605248 |