A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Margarida da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24173
Resumo: Relatório de estágio
id RCAP_8f1dc479ab4fcfe4cd7e0659a00d75ee
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The EditoryHotelariaEventosPosicionamentoPorto Palácio Hotel by The EditoryThe Editory Collection HotelsHospitalityEventsBrand positioningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágioInvestigar o impacto da realização de diferentes tipos de eventos no posicionamento definido para uma unidade hoteleira, neste caso o Porto Palácio Hotel by The Editory, representa o principal objetivo do seguinte relatório. Após descrição das tarefas realizadas ao longo de seis meses, no âmbito do estágio curricular, na função de Coordenador de Grupos no The Editory Collection Hotels, são apresentadas algumas definições sobres os temas em estudo, retiradas de publicações científicas na área da hotelaria, eventos e marketing. De forma a atingir os objetivos propostos, nomeadamente, identificar os tipos de eventos realizados no Porto Palácio Hotel, analisar os serviços prestados pelo hotel nos diferentes tipos de eventos, distinguir a forma como as condições gerais influenciam a confirmação dos diferentes tipos de eventos, descrever as estratégias de posicionamento definidas para o hotel de cinco estrelas, analisar de que forma o posicionamento da unidade hoteleira influencia o tipo de pedidos recebidos, e definir o posicionamento do Porto Palácio Hotel na marca The Editory Collection, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas a Diretora do Hotel e a uma das Coordenadoras de Grupos da marca. Através da metodologia proposta e dos dados recolhidos, conclui-se que o Porto Palácio Hotel recebe eventos corporativos, sociais e/ou incentivos, sendo a primeira tipologia a que tem maior impacto na receita do hotel. Para além disso, e uma vez que o mercado-alvo da unidade hoteleira é o mercado corporativo, o hotel dispõe de serviços e condições dedicados a esta área do negócio.Investigating the impact of holding different types of events on the positioning defined for a hotel, in this case the Porto Palácio Hotel by The Editory, represents the main objective of the following report. After describing the tasks carried out over six months, within the scope of the curricular internship, in the role of Group Coordinator at The Editory Collection Hotels, some definitions are presented on the topics under study, taken from scientific publications in the hospitality area, events and marketing. In order to achieve the proposed objectives, such as, to identify the types of events held at Porto Palácio Hotel, to analyse the services provided by the hotel in the different types of events, to distinguish how the general conditions influence the confirmation of the different types of events, to describe the positioning strategies defined for the five-star hotel, to analyse how the positioning of the hotel unit influences the type of requests received, and to define the positioning of Porto Palácio Hotel in The Editory Collection brand, two semi-structured interviews were conducted with the Hotel Director and to one of the Group Coordinators of the brand. Through the proposed methodology and the data collected, it is concluded that the Porto Palácio Hotel receives corporate, social and/or incentive events, being the first typology that has the greatest impact on the hotel's revenue. In addition, and since the target market of the hotel unit is the corporate market, the hotel has services and conditions dedicated to this area of the business.Mouta, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Margarida da Silva2023-12-13T15:43:00Z2023-10-242023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24173TID:203419359pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:08.861897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
title A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
spellingShingle A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
Freitas, Margarida da Silva
Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Porto Palácio Hotel by The Editory
The Editory Collection Hotels
Hospitality
Events
Brand positioning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
title_full A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
title_fullStr A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
title_full_unstemmed A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
title_sort A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The Editory
author Freitas, Margarida da Silva
author_facet Freitas, Margarida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mouta, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Margarida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Porto Palácio Hotel by The Editory
The Editory Collection Hotels
Hospitality
Events
Brand positioning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Porto Palácio Hotel by The Editory
The Editory Collection Hotels
Hospitality
Events
Brand positioning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T15:43:00Z
2023-10-24
2023-10-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24173
TID:203419359
url http://hdl.handle.net/10400.22/24173
identifier_str_mv TID:203419359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136438453796864