O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carla Patrícia Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16615
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_4c4831032c8495b0ddbae64aea19834f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleiraMarcaPosicionamentoNeuromarketingHotelariaBrandPositioningHospitalityUtilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoTrabalho de projetoO propósito da realização deste estudo é procurar responder à questão: qual o papel do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira? Desta forma, para responder à questão, visou-se alcançar o objetivo de caracterizar o papel do neuromarketing no posicionamento de uma marca hoteleira. Para isso, recorreu-se ao estado da arte em que se aborda a marca, o posicionamento da marca, as características mais importantes para o posicionamento de uma marca, o conceito de neuromarketing, o estado atual do neuromarketing, quais são as ferramentas utilizadas nos estudos de neuromarketing e quais os fatores que influenciam o comportamento humano. Com o conhecimento do estado da arte, recorreu-se a entrevistas dirigidas a marketeers hoteleiros e responsáveis pelo marketing dos hotéis no sentido de perceber quais os métodos e estratégias que são mais importantes para o posicionamento da marca e as suas opiniões sobre a utilização do neuromarketing na hotelaria. Posto isto, a análise dos dados recolhidos nas entrevistas realizou-se através de comparações entre os dados recolhidos, ou seja, a opção metodológica aplicada foi a grounded theory. Os resultados alcançados através da análise de dados permitem alcançar o objetivo proposto, e, dessa forma responder à questão colocada. Verifica-se assim, que o neuromarketing tem impacto em todos os aspetos do posicionamento da marca enumerados no estudo empírico, no entanto, apesar da importância dada à utilização do neuromarketing, este, possui um papel secundário para a hotelaria, devido aos gestores, aos marketeeres hoteleiros e responsáveis de marketing possuírem outros aspetos cuja implementação é considerada mais importante do que a implementação de estratégias de neuromarketing. É também secundário devido à implementação do neuromarketing na hotelaria ser considerado um desafio que requer bastante investimento. Através dos resultados alcançados verifica-se que este estudo possui implicações académicas ao contribuir com nova informação que permitirá que sejam realizados novos estudos, como estudar o impacto do neuromarketing nas vertentes individuais do posicionamento de uma marca hoteleira, e, implicações para a hotelaria ao identificar em que aspetos do posicionamento da marca o neuromarketing tem influência.The purpose of this study is to try to answer the question: what role of neuromarketing for the positioning of a hotel brand. Thus, to answer the question, the aim was to achieve the objective to characterize the role of neuromarketing in the positioning of a hotel brand. For this, resorts to state of art in which the brand is approached, the brand positioning, the most important characteristics for brand positioning, the concept of neuromarketing, the current status of neuromarketing, what are the tools used in neuromarketing studies and what are the factors that influence the human behaviour. With the knowledge of the state of art, interviews were conducted with hotel marketers and those responsible for the marketing of hotels in order to understand which methods and strategies are most important for the positioning of the brand and their opinions on the use of neuromarketing. in hospitality. Thus, the analysis of the data collected in the interviews was carried out through comparisons between the data collected, in other words, the methodological option applied was grounded theory. The results achieved through of data analysis allows achieve the proposed aim, and, in that way answer to the question asked. Thus, it appears that neuromarketing has an impact in all enumerated brand position aspects in empiric study, however, despite the importance given to the use of neuromarketing, it has a secondary role for the hospitality industry, due to the fact that managers, hotel marketers and marketing managers have other aspects whose implementation is considered more important than the implementation of neuromarketing strategies. It is also secondary due to the implementation of neuromarketing in hospitality being considered a challenge that requires a lot of investment. Through the results achieved, it appears that this study has academic implications by contributing new information that will allow new studies to be carried out, such as studying the impact of neuromarketing in the individual aspects of the positioning of a hotel brand, and implications for the hospitality industry. by identifying which aspects of brand positioning neuromarketing has an influence on.Ribeiro, JoaquimSilva, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Carla Patrícia Gomes2020-12-22T18:51:22Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16615TID:202567206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:16.074135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
title O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
spellingShingle O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
Correia, Carla Patrícia Gomes
Marca
Posicionamento
Neuromarketing
Hotelaria
Brand
Positioning
Hospitality
Utility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
title_full O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
title_fullStr O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
title_full_unstemmed O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
title_sort O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira
author Correia, Carla Patrícia Gomes
author_facet Correia, Carla Patrícia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Joaquim
Silva, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carla Patrícia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Posicionamento
Neuromarketing
Hotelaria
Brand
Positioning
Hospitality
Utility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marca
Posicionamento
Neuromarketing
Hotelaria
Brand
Positioning
Hospitality
Utility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Trabalho de projeto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T18:51:22Z
2020-12-04
2020-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16615
TID:202567206
url http://hdl.handle.net/10400.22/16615
identifier_str_mv TID:202567206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131453797171200