O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2699 |
Resumo: | A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como título:” O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança.” Este estudo foi desenvolvido em dois contextos: no contexto de Educação PréEscolar, com um grupo de crianças da faixa etária dos cinco anos de idade e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 2º ano. Ambas as instituições situam-se no distrito do Porto. Nesta investigação participaram cinquenta crianças e uma Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico. O brincar é uma atividade natural na vida da criança com inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento. A criança, ao brincar, para além de desenvolver habilidades cognitivas promove também o desenvolvimento de competências sociais, na medida em que, ao interagir com os seus pares, constrói a sua cidadania. Este estudo teve como base a investigação-ação e uma metodologia qualitativa, tendo como auxílio os seguintes instrumentos: registos de observação, grupos de discussão focalizada, entrevista e ainda a análise de algumas das atividades desenvolvidas. A observação foi crucial neste processo investigativo, pois através da mesma foi possível recolher informações e ainda aliar a prática aos interesses das crianças, motivando-as e envolvendo-as no processo do ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos demonstraram o impacto positivo que o brincar tem no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, tendo contribuído para que se revelassem mais motivadas e envolvidas nas diferentes situações educativas por via das estratégias lúdicas mobilizadas pela investigadora durante a intervenção educativa, |
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