O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/3949 |
Resumo: | O artigo que agora se apresenta inscreve-se num estudo mais vasto a propósito da Educação lntergeracional e enfatiza o papel e a importância dos mediadores curriculares na/para a mudança atitudina! da população mais jovem, acerca da pessoa idosa e da sua função na sociedade presente. Transformar e construir novas representações mentais é possível, basta para isso fomentar atitudes positivas e semear uma cultura socioeducativa inclusiva e significativa. Neste universo, os manuais escolares, enquanto mediadores curriculares, são (devem ser) veículos privilegiados para promover aprendizagens estruturadas e estruturantes no sentido de fazer germinar uma comunidade verdadeiramente educadora comprometida com a promoção de uma cidadania responsável e inclusiva. |
id |
RCAP_8f27850bd9cd177a825c92ec090b3c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivasManuais escolaresEducação intergeracional e atitudes positivasO artigo que agora se apresenta inscreve-se num estudo mais vasto a propósito da Educação lntergeracional e enfatiza o papel e a importância dos mediadores curriculares na/para a mudança atitudina! da população mais jovem, acerca da pessoa idosa e da sua função na sociedade presente. Transformar e construir novas representações mentais é possível, basta para isso fomentar atitudes positivas e semear uma cultura socioeducativa inclusiva e significativa. Neste universo, os manuais escolares, enquanto mediadores curriculares, são (devem ser) veículos privilegiados para promover aprendizagens estruturadas e estruturantes no sentido de fazer germinar uma comunidade verdadeiramente educadora comprometida com a promoção de uma cidadania responsável e inclusiva.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPalmeirão, CristinaMenezes, Isabel2011-01-10T10:54:45Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3949porPALMEIRÃO, Cristina; MENEZES, Isabel - O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Nº 8 (2009), p. 103-123info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:10:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:30.541571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
spellingShingle |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas Palmeirão, Cristina Manuais escolares Educação intergeracional e atitudes positivas |
title_short |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_full |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_fullStr |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_full_unstemmed |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_sort |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
author |
Palmeirão, Cristina |
author_facet |
Palmeirão, Cristina Menezes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeirão, Cristina Menezes, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais escolares Educação intergeracional e atitudes positivas |
topic |
Manuais escolares Educação intergeracional e atitudes positivas |
description |
O artigo que agora se apresenta inscreve-se num estudo mais vasto a propósito da Educação lntergeracional e enfatiza o papel e a importância dos mediadores curriculares na/para a mudança atitudina! da população mais jovem, acerca da pessoa idosa e da sua função na sociedade presente. Transformar e construir novas representações mentais é possível, basta para isso fomentar atitudes positivas e semear uma cultura socioeducativa inclusiva e significativa. Neste universo, os manuais escolares, enquanto mediadores curriculares, são (devem ser) veículos privilegiados para promover aprendizagens estruturadas e estruturantes no sentido de fazer germinar uma comunidade verdadeiramente educadora comprometida com a promoção de uma cidadania responsável e inclusiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-01-10T10:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/3949 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/3949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PALMEIRÃO, Cristina; MENEZES, Isabel - O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Nº 8 (2009), p. 103-123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131719309197312 |