O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311 |
Resumo: | This paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship. |
id |
RCAP_31cd8b5e426d867898686879f225a3ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivasThis paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship.O artigo que agora se apresenta inscreve-se num estudo mais vasto a propósito da Educação Intergeracional e enfatiza o papel e a importância dos mediadores curriculares na/para a mudança atitudinal da população mais jovem, acerca da pessoa idosa e da sua função na sociedade presente. Transformar e construir novas representações mentais é possível, basta para isso fomentar atitudes positivas e semear uma cultura socioeducativa inclusiva e significativa. Neste universo, os manuais escolares, enquanto mediadores curriculares, são (devem ser) veículos privilegiados para promover aprendizagens estruturadas e estruturantes no sentido de fazer germinar uma comunidade verdadeiramente educadora comprometida com a promoção de uma cidadania responsável e inclusiva.Universidade Católica Portuguesa2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 103-1232182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2009.n8reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311/3210Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeirão, CristinaMenezes, Isabel2022-05-24T16:54:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.774867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
spellingShingle |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas Palmeirão, Cristina |
title_short |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_full |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_fullStr |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_full_unstemmed |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
title_sort |
O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas |
author |
Palmeirão, Cristina |
author_facet |
Palmeirão, Cristina Menezes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeirão, Cristina Menezes, Isabel |
description |
This paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311/3210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 103-123 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2009.n8 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129851551023104 |