O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeirão, Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Menezes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311
Resumo: This paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship.
id RCAP_31cd8b5e426d867898686879f225a3ac
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivasThis paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship.O artigo que agora se apresenta inscreve-se num estudo mais vasto a propósito da Educação Intergeracional e enfatiza o papel e a importância dos mediadores curriculares na/para a mudança atitudinal da população mais jovem, acerca da pessoa idosa e da sua função na sociedade presente. Transformar e construir novas representações mentais é possível, basta para isso fomentar atitudes positivas e semear uma cultura socioeducativa inclusiva e significativa. Neste universo, os manuais escolares, enquanto mediadores curriculares, são (devem ser) veículos privilegiados para promover aprendizagens estruturadas e estruturantes no sentido de fazer germinar uma comunidade verdadeiramente educadora comprometida com a promoção de uma cidadania responsável e inclusiva.Universidade Católica Portuguesa2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 103-1232182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2009.n8reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311/3210Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeirão, CristinaMenezes, Isabel2022-05-24T16:54:45Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.774867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
title O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
spellingShingle O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
Palmeirão, Cristina
title_short O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
title_full O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
title_fullStr O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
title_full_unstemmed O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
title_sort O papel dos mediadores curriculares na promoção de atitudes positivas
author Palmeirão, Cristina
author_facet Palmeirão, Cristina
Menezes, Isabel
author_role author
author2 Menezes, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeirão, Cristina
Menezes, Isabel
description This paper is part of a wider research on lntergenerational Education and emphasizes the role of curricular mediators for the attitudinal change of students regarding old people and their societal role. It is possible to transform and develop new mental representations of old age by promoting positive attitudes and generating a significant and inclusive socioeducational culture. ln this context, textbooks as educational mediators are (should be) privileged carriers of learning and are central to promote a community that is genuinely committed to the development of a responsible and inclusive citizenship.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3311
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3311/3210
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Cristina Palmeirão, Isabel Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 103-123
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2009.n8
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129851551023104