O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16129
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_8f28fcc89f4f138e83251810322991c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infânciaEducação pré-escolar - PortugalPortefóliosFormação pessoal e socialTeses de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Considerando a relevância da área de formação pessoal e social no desenvolvimento da criança do pré-escolar, a presente investigação pretende compreender como é que a prática da cultura do portefólio em sala de atividades promove o desenvolvimento da criança nesta área. O portefólio assume-se como um instrumento que reflete a criança, que indica aquilo que ela sabe, o que sabe fazer e o como fez ao longo do tempo equacionado. Grace (1992) reconhece o portefólio numa dimensão de representação do processo de aprendizagem da criança, a diversos níveis e dimensões, que permite a discrição e a documentação desse processo, quando indica que o portefólio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem; como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros. Devido à natureza do estudo e das questões da investigação, a presente investigação é feita por um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas, observações e análise documental. Mediante a análise de conteúdo é possível afirmar que o portefólio no jardim-deinfância é sinónimo de reflexão e participação ativa da criança, de reflexão e participação passiva do adulto. Isto significa que ao existir a pratica do portefólio numa sala de jardim-de-infância pode-se afirmar que existe um ambiente de democracia e reflexão, onde a criança é o participante ativo onde tudo é organizado, adequado, planificado e desenvolvido em função de si, de acordo com as suas características. Ou seja, a realização do portefólio encoraja e desenvolve a autoavaliação das crianças pois o grande mérito do portefólio é a sua tendência em centrar a reflexão na prática, já que esta é a referência para a construção do conhecimento.Considering the relevance of the personal and social development on early childhood education, the current research intends to explore how the practice of the portfolio in a classroom promotes the development of the child. The portfolio is meant to be an instrument that reflects the child and indicates what she knows, what she does and how she does it throw time. Grace (2012) recognizes the portfolio as a tool of the learning process, with several levels and dimensions, which allows its description and documentation when it is used as the record of the learning process of a child: what the child is learning and how it progresses; how she thinks, questions, analyzes, synthesizes, produces and creates; and how she interacts - intellectually, emotionally and socially - with others. Due to the nature of the study and the questions raised by this research, the present investigation is a case study, with a qualitative approach based on interviews, observations and document analysis. Through content analysis it is possible to state that the portfolio in kindergarten is a synonym of reflection and active participation of the child, and reflection and passive participation of the adult. This means that when the portfolio exists in a kindergarten class, the result is an environment of democracy and reflexion, where the child is an active participant, where everything is organized, appropriate, planned and developed depending on the child, and according to its characteristics. This means that the creation of a portfolio encourages and develops the children’s self-assessment because the great merit of the portfolio is its tendency to focus on the practice reflexion, since this is the reference to the construction of knowledge.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-2015-02-26T11:34:06Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16129TID:201284626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:24.892841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
title O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
spellingShingle O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
Educação pré-escolar - Portugal
Portefólios
Formação pessoal e social
Teses de mestrado - 2014
title_short O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
title_full O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
title_fullStr O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
title_full_unstemmed O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
title_sort O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
author Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
author_facet Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar - Portugal
Portefólios
Formação pessoal e social
Teses de mestrado - 2014
topic Educação pré-escolar - Portugal
Portefólios
Formação pessoal e social
Teses de mestrado - 2014
description Dissertação de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-14
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-26T11:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16129
TID:201284626
url http://hdl.handle.net/10451/16129
identifier_str_mv TID:201284626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272148209664