O contributo da pedagogia de género para a formação de professores PLE/L2 no contexto Timorense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25625 |
Resumo: | Esta dissertação parte do conhecimento do contexto de aprendizagem da língua portuguesa nas escolas privadas e católicas do ensino básico em Timor-Leste, da análise das abordagens de ensino de uma língua (LE/L2) disponíveis, para sustentar a aplicabilidade de um modelo de formação de professores (LE/L2) para os contextos visados que inclua ou seja predominantemente orientado por uma Pedagogia de Género. Como suporte da argumentação, para além de passar em revista o sistema educativo timorense, no que tem a ver com o ensino das línguas, os contextos de aprendizagem da língua portuguesa em Timor-Leste e a formação de docentes, é realizado um inquérito extensivo aos professores das escolas acima referidas que se situam na capital, Díli. Este inquérito para além de se destinar a conhecer o perfil sociolinguístico, académico e técnico dos docentes, pretende sondar as oportunidades (sensibilidade e preparação prévia) para integrarem na sua formação uma componente de base genológica. A perspectiva de ensino aqui preconizada, designada por Pedagogia de Género abarca, em primeiro lugar, aos estudos que estabeleceram o próprio conceito de género discursivo na escola de Sydney, (Rothery, 1996; Martin, 1996, Eggins e Martin, 1997), bem como os diversos projetos, relatórios e textos teóricos que têm vindo a incorporar a Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2005, 2008, 2012; Rose, 2011). No âmbito desta dissertação será feita uma apresentação desta abordagem. A argumentação tem em consideração as componentes essenciais de uma formação de professores (PLE/L2) e põe em destaque as vantagens de uma formação de base genológica, designadamente em contextos como o timorense. Palavras chaves: PLE/L2, Abordagem Baseada em Género, Formação de professores, Linguística Sistémico Funcional, Géneros Textuais, Texto e Contexto, Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira. |
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O contributo da pedagogia de género para a formação de professores PLE/L2 no contexto TimorenseLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Timor-LesteAnálise linguísticaDiscurso (Linguística)Género (linguística)Professores - Formação - Timor-LesteTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::HumanidadesTraduçãoEsta dissertação parte do conhecimento do contexto de aprendizagem da língua portuguesa nas escolas privadas e católicas do ensino básico em Timor-Leste, da análise das abordagens de ensino de uma língua (LE/L2) disponíveis, para sustentar a aplicabilidade de um modelo de formação de professores (LE/L2) para os contextos visados que inclua ou seja predominantemente orientado por uma Pedagogia de Género. Como suporte da argumentação, para além de passar em revista o sistema educativo timorense, no que tem a ver com o ensino das línguas, os contextos de aprendizagem da língua portuguesa em Timor-Leste e a formação de docentes, é realizado um inquérito extensivo aos professores das escolas acima referidas que se situam na capital, Díli. Este inquérito para além de se destinar a conhecer o perfil sociolinguístico, académico e técnico dos docentes, pretende sondar as oportunidades (sensibilidade e preparação prévia) para integrarem na sua formação uma componente de base genológica. A perspectiva de ensino aqui preconizada, designada por Pedagogia de Género abarca, em primeiro lugar, aos estudos que estabeleceram o próprio conceito de género discursivo na escola de Sydney, (Rothery, 1996; Martin, 1996, Eggins e Martin, 1997), bem como os diversos projetos, relatórios e textos teóricos que têm vindo a incorporar a Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2005, 2008, 2012; Rose, 2011). No âmbito desta dissertação será feita uma apresentação desta abordagem. A argumentação tem em consideração as componentes essenciais de uma formação de professores (PLE/L2) e põe em destaque as vantagens de uma formação de base genológica, designadamente em contextos como o timorense. Palavras chaves: PLE/L2, Abordagem Baseada em Género, Formação de professores, Linguística Sistémico Funcional, Géneros Textuais, Texto e Contexto, Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira.This dissertation begins by examining the context in which the Portuguese language is taught and learned in private and catholic primary schools in East Timor. Using this knowledge as its starting point, it then proceeds to analyse the approaches available for the teaching of a second or foreign language (L2) in order to support the applicability of a model for the training of teachers (L2) to these specific contexts, namely one that is predominantly geared towards a Genre Pedagogy. In order to support the argument developed here, a review is first made of the Timorese educational system, in those aspects that are related with the teaching of languages, the contexts for the learning of Portuguese in East Timor and the training of teachers. This is followed by a survey conducted with teachers at the above-mentioned schools, which are located in the capital, Díli. Besides being designed to provide knowledge of the socio-linguistic, academic and technical profile of teachers, this survey is also intended to discover their readiness (sensitivity and previous preparation) to include a genre-based component in their training. The teaching perspective that is proposed here is known by the name of Genre Pedagogy. This includes not only the studies that established the concept of discursive genre at the Sydney School (Rothery, 1996; Martin, 1996, Eggins and Martin, 1997), but also the various projects, reports and theoretical texts that have incorporated the idea of Genre Pedagogy (Martin and Rose, 2005, 2008, 2012; Rose, 2011). A presentation of this particular approach will also be made in this dissertation. In its argumentation, the dissertation takes into account the essential components of a model for the training of teachers of Portuguese as a Foreign Language/L2 and highlights the advantages of genre-based training in contexts such as that of East Timor. Key Words: PLE/L2, Genre-Based Approach, Training teacher, Systemic Functional Linguistics, Textual genres, Text and Context, Mother Tongue, Second Language, Foreign Language.Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaSilva, Justino da2016-12-30T15:56:40Z2016-03-072016-02-292016-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25625TID:201101327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:29.775469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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