A formação de conceitos científicos na criança em processo de alfabetização mediada pela literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Neusa Moreira de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250787
Resumo: Esta pesquisa delimita-se ao estudo da formação de conceitos científicos na criança em processo de alfabetização mediada pela Literatura Infantil A partir desse interesse investigativo, foi formulada a seguinte questão norteadora: Que aspectos da definição da palavra (tipos de enlaces) dada pela criança podem ser tomados como indícios de que ocorreu desenvolvimento no seu significado, após realizar práticas de linguagem mediadas pela Literatura Infantil? Nossa hipótese é a de que a Literatura Infantil pode contribuir para a apropriação de novas palavras, ampliando, assim, o vocabulário da criança, a sua consciência de mundo e, consequentemente, a formação de conceito. Com a finalidade de responder a este questionamento e de confirmar a hipótese formulada, este trabalho tem como objetivo geral investigar indícios da formação de conceitos na criança em processo de alfabetização mediada pela Literatura Infantil. Este estudo tem como princípio o materialismo histórico-dialético, e foi fundamentado nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente nos estudos de Vigotski (2007; 2009) e de Luria (1986) para compreender o processo de formação de conceito em crianças na idade escolar; no aporte da sequência didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a organização metodológica do trabalho didático. A metodologia da pesquisa percorreu as seguintes etapas: aplicação do método de determinação do conceito (Luria, 1986) para identificar o Nível de Desenvolvimento Atual (NDA), aplicação do conjunto de provas de cunho diagnóstico para investigar o significado da palavra a partir dos métodos de comparação e diferenciação e de classificação e uma Sequência Didática para gestar a formação de conceitos mediada pela literatura infantil com a produção de um glossário. Os resultados da pesquisa demonstram que houve um avanço na mudança do significado dos conceitos estudados, tanto na estrutura semântica da palavra quanto nos enlaces (conexões entre elementos que entram em cena no desenvolvimento do significado de uma palavra) que estão por trás desses conceitos. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a mediação das obras de Literatura Infantil e da organização de um ensino intencional e sistematizado por meio do qual os estudantes realizaram operações embrionárias de generalização.
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Nossa hipótese é a de que a Literatura Infantil pode contribuir para a apropriação de novas palavras, ampliando, assim, o vocabulário da criança, a sua consciência de mundo e, consequentemente, a formação de conceito. Com a finalidade de responder a este questionamento e de confirmar a hipótese formulada, este trabalho tem como objetivo geral investigar indícios da formação de conceitos na criança em processo de alfabetização mediada pela Literatura Infantil. Este estudo tem como princípio o materialismo histórico-dialético, e foi fundamentado nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente nos estudos de Vigotski (2007; 2009) e de Luria (1986) para compreender o processo de formação de conceito em crianças na idade escolar; no aporte da sequência didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a organização metodológica do trabalho didático. A metodologia da pesquisa percorreu as seguintes etapas: aplicação do método de determinação do conceito (Luria, 1986) para identificar o Nível de Desenvolvimento Atual (NDA), aplicação do conjunto de provas de cunho diagnóstico para investigar o significado da palavra a partir dos métodos de comparação e diferenciação e de classificação e uma Sequência Didática para gestar a formação de conceitos mediada pela literatura infantil com a produção de um glossário. Os resultados da pesquisa demonstram que houve um avanço na mudança do significado dos conceitos estudados, tanto na estrutura semântica da palavra quanto nos enlaces (conexões entre elementos que entram em cena no desenvolvimento do significado de uma palavra) que estão por trás desses conceitos. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a mediação das obras de Literatura Infantil e da organização de um ensino intencional e sistematizado por meio do qual os estudantes realizaram operações embrionárias de generalização.From this investigative interest, Scientific concepts of Literacy performing language practices mediated by Children's Literature the following guiding question was formulated: What aspects of the definition of the word (types of links) given by the child can be taken as indications that development in its meaning occurred after performing language practices mediated by Children's Literature? We hypothesize that Children's Literature can contribute to the appropriation of new words, thus expanding the child's vocabulary, world awareness, and, consequently, concept formation. To answer this question and to confirm the formulated hypothesis, the general objective of this work is to investigate evidence of concept formation in children in the literacy process mediated by Children's Literature. This study has as a principle the historical-dialectical materialism, and was based on the theoretical contributions of Cultural-Historical Psychology, mainly in Vygotsky's studies (2007; 2009) and Luria's (1986) to understand the process of concept formation in children at school age; in the didactic sequence contribution, by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) for the methodological organization of the didactic work. The research methodology went through the following steps: application of the concept determination method (Luria, 1986) to identify the Current Development Level (CDS), application of a set of diagnostic tests to investigate the meaning of the word based on the methods of comparison and differentiation and of classification, and a Teaching Sequence to manage the formation of concepts mediated by children's literature with the production of a glossary. The results of the research show that there was a breakthrough in changing the meaning of the concepts studied, both in the semantic structure of the word and in the links (connections between elements that come into play in the development of the meaning of a word) that underlie these concepts. We conclude that what allowed us to reach this result was the mediation of the works of Children's Literature and the organization of intentional and systematized teaching through which the students performed embryonic generalization operations.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Neusa Moreira de Sousa2023-09-25T10:02:25Z2023-09-25T10:02:25Z2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-26T06:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:44:49.149550Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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