Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luísa Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11829
Resumo: As políticas educativas têm vindo a conferir maior autonomia às organizações escolares e maior exigência aos seus interlocutores, potenciando as questões da avaliação. A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem, neste contexto, vindo a revelar-se uma temática particularmente complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola sede do estudo, durante o ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como grande objetivo verificar em que medida os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo, das aprendizagens e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, e concretizado através de um inquérito por questionário, complementado com análise documental. No tratamento estatístico foram utilizados indicadores de análise descritiva simples, procurando-se tirar partido do rico manancial de informação resultante das sessenta e nove afirmações que constituíam o questionário que serviu de base ao estudo. Com vista à simplificação dos dados assim obtidos, recorreu-se ainda à análise de componentes principais para dados categóricos, a qual permitiu uma melhor leitura dos resultados obtidos e uma extração de conclusões mais ajustada aos objetivos do estudo. Dos resultados é de destacar que os professores tenderam a considerar ter conhecimento suficiente sobre o suporte legislativo e sobre os documentos internos relativos à ADD e que esta constitui uma necessidade ao seu desenvolvimento profissional, evidenciando os mesmos uma atitude de abertura e de aprendizagem. Foram, todavia, de opinião que esta não promoveu o desenvolvimento de projetos orientados para a melhoria da qualidade da escola, não permitiu diagnosticar os aspetos a melhorar no seu desempenho, assim como não fomentou uma prática reflexiva e realmente colaborativa nem a melhoria das aprendizagens dos alunos. Como implicações, sugere-se uma reflexão sobre os procedimentos potenciadores do envolvimento dos docentes no processo, centrando-o nas práticas, por forma a ir além da dimensão burocrática, com efeitos meramente administrativos na carreira; ### ABSTRACT: Educational policies have moved towards decentralization of central power providing more autonomy to school organizations, greater demands on their partners, enhancing the assessment issues. In this context, Teacher Performance Assessment (TPA) has proved to be a complex and even controversial subject. Taking into account the constraints experienced in the school where the study took place, during the 2007/2009 assessment cycle, this research aims to determine to what extent the principles contained in the current TPA regulation, namely, the improvement of the educational service’s quality, the students’ learnings and the personal and professional development of teachers have been internalized and achieved by them. The empirical research was based on a case study particularized to the teachers of Vendas Novas Secondary School (Escola Secundária de Vendas Novas) through a questionnaire survey, complemented by documentary analysis. In the statistical, indicators were used for simple descriptive analysis, seeking to exploit the rich source of information resulting from sixty-nine statements that constituted the questionnaire that accompanied the study. In order to simplify the data thus obtained, we have also used the analysis of principal components for categorical data, which allowed a better reading of the results and an extraction of conclusions better adjusted to the study objectives. From the results can be highlighted that teachers tended to report having enough knowledge about the legislative basis and about the internal documents related to TPA, considering it a necessity to their professional development and showing an attitude of openness and learning. However, teachers considered that TPA did not promote the development of projects aimed to improve school’s quality, didn’t allow the diagnosis of aspects to improve their performance, it did not fostered reflective and collaborative practices among teachers, nor did it improve the students learnings. As implications, we suggest a reflection on the procedures enhancers of the involvement of teachers in the process, focusing on their practices in order to go beyond the bureaucratic dimension, with career administrative purposes only.
id RCAP_2ee82dced6f9612738313964f214027c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)Avaliação do desempenho docenteObjetivos da avaliação do desempenhoPerceção dos professoresPráticas docentesTeacher performance assessmentAims of performance assessmentTeachers' perceptionTeaching practicesAs políticas educativas têm vindo a conferir maior autonomia às organizações escolares e maior exigência aos seus interlocutores, potenciando as questões da avaliação. A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem, neste contexto, vindo a revelar-se uma temática particularmente complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola sede do estudo, durante o ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como grande objetivo verificar em que medida os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo, das aprendizagens e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, e concretizado através de um inquérito por questionário, complementado com análise documental. No tratamento estatístico foram utilizados indicadores de análise descritiva simples, procurando-se tirar partido do rico manancial de informação resultante das sessenta e nove afirmações que constituíam o questionário que serviu de base ao estudo. Com vista à simplificação dos dados assim obtidos, recorreu-se ainda à análise de componentes principais para dados categóricos, a qual permitiu uma melhor leitura dos resultados obtidos e uma extração de conclusões mais ajustada aos objetivos do estudo. Dos resultados é de destacar que os professores tenderam a considerar ter conhecimento suficiente sobre o suporte legislativo e sobre os documentos internos relativos à ADD e que esta constitui uma necessidade ao seu desenvolvimento profissional, evidenciando os mesmos uma atitude de abertura e de aprendizagem. Foram, todavia, de opinião que esta não promoveu o desenvolvimento de projetos orientados para a melhoria da qualidade da escola, não permitiu diagnosticar os aspetos a melhorar no seu desempenho, assim como não fomentou uma prática reflexiva e realmente colaborativa nem a melhoria das aprendizagens dos alunos. Como implicações, sugere-se uma reflexão sobre os procedimentos potenciadores do envolvimento dos docentes no processo, centrando-o nas práticas, por forma a ir além da dimensão burocrática, com efeitos meramente administrativos na carreira; ### ABSTRACT: Educational policies have moved towards decentralization of central power providing more autonomy to school organizations, greater demands on their partners, enhancing the assessment issues. In this context, Teacher Performance Assessment (TPA) has proved to be a complex and even controversial subject. Taking into account the constraints experienced in the school where the study took place, during the 2007/2009 assessment cycle, this research aims to determine to what extent the principles contained in the current TPA regulation, namely, the improvement of the educational service’s quality, the students’ learnings and the personal and professional development of teachers have been internalized and achieved by them. The empirical research was based on a case study particularized to the teachers of Vendas Novas Secondary School (Escola Secundária de Vendas Novas) through a questionnaire survey, complemented by documentary analysis. In the statistical, indicators were used for simple descriptive analysis, seeking to exploit the rich source of information resulting from sixty-nine statements that constituted the questionnaire that accompanied the study. In order to simplify the data thus obtained, we have also used the analysis of principal components for categorical data, which allowed a better reading of the results and an extraction of conclusions better adjusted to the study objectives. From the results can be highlighted that teachers tended to report having enough knowledge about the legislative basis and about the internal documents related to TPA, considering it a necessity to their professional development and showing an attitude of openness and learning. However, teachers considered that TPA did not promote the development of projects aimed to improve school’s quality, didn’t allow the diagnosis of aspects to improve their performance, it did not fostered reflective and collaborative practices among teachers, nor did it improve the students learnings. As implications, we suggest a reflection on the procedures enhancers of the involvement of teachers in the process, focusing on their practices in order to go beyond the bureaucratic dimension, with career administrative purposes only.Universidade de Évora2014-11-20T16:41:27Z2014-11-202012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11829http://hdl.handle.net/10174/11829porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Costa, Luísa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.475092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
title Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
spellingShingle Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
Costa, Luísa Maria
Avaliação do desempenho docente
Objetivos da avaliação do desempenho
Perceção dos professores
Práticas docentes
Teacher performance assessment
Aims of performance assessment
Teachers' perception
Teaching practices
title_short Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
title_full Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
title_fullStr Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
title_sort Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso)
author Costa, Luísa Maria
author_facet Costa, Luísa Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luísa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Objetivos da avaliação do desempenho
Perceção dos professores
Práticas docentes
Teacher performance assessment
Aims of performance assessment
Teachers' perception
Teaching practices
topic Avaliação do desempenho docente
Objetivos da avaliação do desempenho
Perceção dos professores
Práticas docentes
Teacher performance assessment
Aims of performance assessment
Teachers' perception
Teaching practices
description As políticas educativas têm vindo a conferir maior autonomia às organizações escolares e maior exigência aos seus interlocutores, potenciando as questões da avaliação. A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem, neste contexto, vindo a revelar-se uma temática particularmente complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola sede do estudo, durante o ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como grande objetivo verificar em que medida os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo, das aprendizagens e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, e concretizado através de um inquérito por questionário, complementado com análise documental. No tratamento estatístico foram utilizados indicadores de análise descritiva simples, procurando-se tirar partido do rico manancial de informação resultante das sessenta e nove afirmações que constituíam o questionário que serviu de base ao estudo. Com vista à simplificação dos dados assim obtidos, recorreu-se ainda à análise de componentes principais para dados categóricos, a qual permitiu uma melhor leitura dos resultados obtidos e uma extração de conclusões mais ajustada aos objetivos do estudo. Dos resultados é de destacar que os professores tenderam a considerar ter conhecimento suficiente sobre o suporte legislativo e sobre os documentos internos relativos à ADD e que esta constitui uma necessidade ao seu desenvolvimento profissional, evidenciando os mesmos uma atitude de abertura e de aprendizagem. Foram, todavia, de opinião que esta não promoveu o desenvolvimento de projetos orientados para a melhoria da qualidade da escola, não permitiu diagnosticar os aspetos a melhorar no seu desempenho, assim como não fomentou uma prática reflexiva e realmente colaborativa nem a melhoria das aprendizagens dos alunos. Como implicações, sugere-se uma reflexão sobre os procedimentos potenciadores do envolvimento dos docentes no processo, centrando-o nas práticas, por forma a ir além da dimensão burocrática, com efeitos meramente administrativos na carreira; ### ABSTRACT: Educational policies have moved towards decentralization of central power providing more autonomy to school organizations, greater demands on their partners, enhancing the assessment issues. In this context, Teacher Performance Assessment (TPA) has proved to be a complex and even controversial subject. Taking into account the constraints experienced in the school where the study took place, during the 2007/2009 assessment cycle, this research aims to determine to what extent the principles contained in the current TPA regulation, namely, the improvement of the educational service’s quality, the students’ learnings and the personal and professional development of teachers have been internalized and achieved by them. The empirical research was based on a case study particularized to the teachers of Vendas Novas Secondary School (Escola Secundária de Vendas Novas) through a questionnaire survey, complemented by documentary analysis. In the statistical, indicators were used for simple descriptive analysis, seeking to exploit the rich source of information resulting from sixty-nine statements that constituted the questionnaire that accompanied the study. In order to simplify the data thus obtained, we have also used the analysis of principal components for categorical data, which allowed a better reading of the results and an extraction of conclusions better adjusted to the study objectives. From the results can be highlighted that teachers tended to report having enough knowledge about the legislative basis and about the internal documents related to TPA, considering it a necessity to their professional development and showing an attitude of openness and learning. However, teachers considered that TPA did not promote the development of projects aimed to improve school’s quality, didn’t allow the diagnosis of aspects to improve their performance, it did not fostered reflective and collaborative practices among teachers, nor did it improve the students learnings. As implications, we suggest a reflection on the procedures enhancers of the involvement of teachers in the process, focusing on their practices in order to go beyond the bureaucratic dimension, with career administrative purposes only.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T16:41:27Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11829
http://hdl.handle.net/10174/11829
url http://hdl.handle.net/10174/11829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540750774272