Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8195
Resumo: A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, concretizado através de inquérito por questionário, complementado com análise documental. Dos resultados obtidos destaca-se que os professores reconheceram a ADD como uma necessidade ao desenvolvimento profissional, evidenciando uma atitude de abertura e de aprendizagem. No entanto, referiram que esta não promoveu o desenvolvimento da melhoria da qualidade da escola, não diagnosticou os aspetos a melhorar no seu desempenho e não fomentou uma prática reflexiva e colaborativa.
id RCAP_99afc28cae88b9a48b55a9efb1b73e03
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)Avaliação do Desempenho DocenteObjetivos da Avaliação do DesempenhoPerceção dos ProfessoresPráticas docentesA Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, concretizado através de inquérito por questionário, complementado com análise documental. Dos resultados obtidos destaca-se que os professores reconheceram a ADD como uma necessidade ao desenvolvimento profissional, evidenciando uma atitude de abertura e de aprendizagem. No entanto, referiram que esta não promoveu o desenvolvimento da melhoria da qualidade da escola, não diagnosticou os aspetos a melhorar no seu desempenho e não fomentou uma prática reflexiva e colaborativa.Departamento de Pedagogia e Educação2013-01-31T11:13:58Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8195http://hdl.handle.net/10174/8195porCosta, L. & Fialho, I. (2012). Avaliação do desempenho docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso). In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.195-216). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação978-989-95802-2-0lmml.costa@gmail.comifialho@uevora.pt229Costa, LuísaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.741933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
title Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
spellingShingle Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
Costa, Luísa
Avaliação do Desempenho Docente
Objetivos da Avaliação do Desempenho
Perceção dos Professores
Práticas docentes
title_short Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
title_full Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
title_fullStr Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
title_full_unstemmed Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
title_sort Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)
author Costa, Luísa
author_facet Costa, Luísa
Fialho, Isabel
author_role author
author2 Fialho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luísa
Fialho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do Desempenho Docente
Objetivos da Avaliação do Desempenho
Perceção dos Professores
Práticas docentes
topic Avaliação do Desempenho Docente
Objetivos da Avaliação do Desempenho
Perceção dos Professores
Práticas docentes
description A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, concretizado através de inquérito por questionário, complementado com análise documental. Dos resultados obtidos destaca-se que os professores reconheceram a ADD como uma necessidade ao desenvolvimento profissional, evidenciando uma atitude de abertura e de aprendizagem. No entanto, referiram que esta não promoveu o desenvolvimento da melhoria da qualidade da escola, não diagnosticou os aspetos a melhorar no seu desempenho e não fomentou uma prática reflexiva e colaborativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T11:13:58Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8195
http://hdl.handle.net/10174/8195
url http://hdl.handle.net/10174/8195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, L. & Fialho, I. (2012). Avaliação do desempenho docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso). In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.195-216). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação
978-989-95802-2-0
lmml.costa@gmail.com
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509969825792