Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8195
Resumo: A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa. Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados. A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, concretizado através de inquérito por questionário, complementado com análise documental. Dos resultados obtidos destaca-se que os professores reconheceram a ADD como uma necessidade ao desenvolvimento profissional, evidenciando uma atitude de abertura e de aprendizagem. No entanto, referiram que esta não promoveu o desenvolvimento da melhoria da qualidade da escola, não diagnosticou os aspetos a melhorar no seu desempenho e não fomentou uma prática reflexiva e colaborativa.
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