A vida na dança e a dança da vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8307 |
Resumo: | Existe hoje uma maior consciência sobre a importância da dança na vida do ser humano. De facto, tem-se vindo a percecionar esta arte de uma outra forma, indo para além do contexto cultural e artístico. O seu potencial interventivo, terapêutico e transformador começa a dar azo a novas perspetivas e estudos. É neste sentido que, neste trabalho, se analisa com profundidade, a relevância que a dança teve na vida de um sujeito, nas diversas dimensões da sua existência. Assim, a partir de uma História de Vida, procurei perceber a dança como veículo de mediação, de conhecimento do “eu” e do outro, e enquanto agente (trans)formador. Como defende Vieira (2009, p. 16), “as histórias de vida não são mero passado. São processos históricos na verdadeira aceção da palavra” pelo que a sua compreensão leva a um maior entendimento da pessoa como um todo. Quis perspetivar a importância e influência desta arte no processo de construção identitária de um sujeito. Assim como, compreender de que forma a dança serviu como veículo de Mediação Intercultural e de instrumento para a Mediação Intrapessoal. A investigação foi feita através de uma metodologia biográfica, com recurso a entrevistas etnobiográficas, aprofundadas, caracterizadas por Burgess (2001) como conversas. Este estudo enquadra-se numa perspetiva hermenêutica, que para Schleiermacher (2005, p. 87), é a "arte de compreender o discurso do outro”. Esta investigação permitiu compreender que as expressões artísticas e mais concretamente a dança podem ser veículos (trans)formadores, facilitadores do desenvolvimento e intermediários para a descoberta do “eu” e do outro. |
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