Estudo da participação em eventos culturais divulgados através das redes sociais: o caso prático do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Márcia Filipa Franco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4503
Resumo: A presente dissertação estuda a participação em eventos culturais divulgados através das redes sociais, sendo estudado o caso prático do Facebook. Após um enquadramento teórico, propõe-se um modelo conceptual que identifica e analisa as hipóteses desta investigação. Defende-se que “a leitura de um convite para um evento recebido através do Facebook é positivamente influenciada pelo facto de ser enviado por um amigo”; “os utilizadores que lêem regularmente convites para eventos culturais que recebem através do Facebook, são aqueles que mais aceitam e participam nos mesmos eventos”; “os principais motivos que levam os utilizadores a aceitarem convites para eventos culturais feitos através do Facebook são: receber os convites por alguém conhecido, interesse pelo evento e comentários dos amigos acerca desse evento” e “os comentários dos amigos influenciam positivamente a aceitação e participação nos eventos culturais para os quais recebeu convite. Confirmam-se a maioria das hipóteses de investigação e a aferição empírica do modelo conceptual. Os resultados obtidos são pertinentes para as entidades culturais e para profissionais em organização de eventos. Estes devem ter particular atenção aos estudos realizados, de forma a trabalhar mais eficazmente as vantagens da divulgação de eventos e campanhas de marketing através das redes sociais. Conclui-se que o Facebook é considerado um bom meio de divulgação de eventos culturais e os seus utilizadores concordam que os profissionais que desempenham funções no âmbito da organização e intervenção cultural bem como os profissionais de marketing ligados à gestão de eventos devem utilizar o Facebook como ferramenta de divulgação de eventos culturais.
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