Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14227
Resumo: Resumo: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura relativa às práticas de avaliação das aprendizagens, os autores sublinham, nesta comunicação, a importância de criar e desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens dos estudantes, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes nas intervenções neste domínio, no nosso país bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores do ensino básico e secundário para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. Abstract In recent years we have seen the multiplication of initiatives for the introduction of computational thinking in school programs in many countries, by the use of different technologies, languages and computing environments. In this communication the authors wish to underline the importance in creating and developing of student evaluation’s learning strategies, appropriate to this computing environments, in the framework of the content of the proposal. The knowledge of the prevailing teacher’s assessment practices in interventions in this field in our country and the identification of appropriate assessment tools to evaluate the computational thinking may be an important contribution to the design of assessment strategies by teachers of primary and secondary education so that they can keep up with initiatives to promote computational thinking in school, in different shapes and paths, contributing to a clear and comprehensive assessment of its impact on learning.
id RCAP_8fab00d0251508aa2d792c064ba4015b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagemformação de professorespensamento computacionalResumo: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura relativa às práticas de avaliação das aprendizagens, os autores sublinham, nesta comunicação, a importância de criar e desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens dos estudantes, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes nas intervenções neste domínio, no nosso país bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores do ensino básico e secundário para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. Abstract In recent years we have seen the multiplication of initiatives for the introduction of computational thinking in school programs in many countries, by the use of different technologies, languages and computing environments. In this communication the authors wish to underline the importance in creating and developing of student evaluation’s learning strategies, appropriate to this computing environments, in the framework of the content of the proposal. The knowledge of the prevailing teacher’s assessment practices in interventions in this field in our country and the identification of appropriate assessment tools to evaluate the computational thinking may be an important contribution to the design of assessment strategies by teachers of primary and secondary education so that they can keep up with initiatives to promote computational thinking in school, in different shapes and paths, contributing to a clear and comprehensive assessment of its impact on learning.- Revista EFT - Educação, Formação e Tecnologia2015-04-28T13:57:26Z2015-04-282014-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14227http://hdl.handle.net/10174/14227porRamos, J.L. ( 2014) Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem: Revista EFT.jlramos@uevora.pt229Ramos, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:33.305700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
title Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
spellingShingle Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
Ramos, José
formação de professores
pensamento computacional
title_short Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
title_full Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
title_fullStr Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
title_full_unstemmed Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
title_sort Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
author Ramos, José
author_facet Ramos, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, José
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
pensamento computacional
topic formação de professores
pensamento computacional
description Resumo: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura relativa às práticas de avaliação das aprendizagens, os autores sublinham, nesta comunicação, a importância de criar e desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens dos estudantes, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes nas intervenções neste domínio, no nosso país bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores do ensino básico e secundário para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. Abstract In recent years we have seen the multiplication of initiatives for the introduction of computational thinking in school programs in many countries, by the use of different technologies, languages and computing environments. In this communication the authors wish to underline the importance in creating and developing of student evaluation’s learning strategies, appropriate to this computing environments, in the framework of the content of the proposal. The knowledge of the prevailing teacher’s assessment practices in interventions in this field in our country and the identification of appropriate assessment tools to evaluate the computational thinking may be an important contribution to the design of assessment strategies by teachers of primary and secondary education so that they can keep up with initiatives to promote computational thinking in school, in different shapes and paths, contributing to a clear and comprehensive assessment of its impact on learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20T00:00:00Z
2015-04-28T13:57:26Z
2015-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14227
http://hdl.handle.net/10174/14227
url http://hdl.handle.net/10174/14227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, J.L. ( 2014) Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem: Revista EFT.
jlramos@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv - Revista EFT - Educação, Formação e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv - Revista EFT - Educação, Formação e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560234364928