Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Tânia Silvestre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16934
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8fc072580fcd5af686a5b23e1607a285
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridadeFluência leitoraQualidade textual1.º ciclo do ensino básicoInvestigação-açãoReading fluencyWriting quality1st cycle of basic educationAction-researchRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa. O problema objeto de estudo, emergente do contexto de prática pedagógica no 4.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, definiu-se como “A relação da fluência leitora com a qualidade escrita em alunos do 4.º ano do 1.º CEB”. Assim, o estudo apresenta como objetivo geral: Averiguar a relação entre a fluência leitora e a qualidade de escrita, e como objetivos específicos: i) Analisar a fluência na leitura antes e depois da intervenção; ii) Analisar a qualidade de escrita antes e depois da intervenção; e iii) Comparar os resultados obtidos na fluência leitora e na qualidade escrita antes e depois da intervenção. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo aproximado da Investigação-Ação, uma vez que se guioupelas fases desta metodologia e apresenta características específicas da mesma por ser um estudo participativo, interventivo, cíclico, crítico e auto-avaliativo. Os participantes desta investigação integravam uma turma do 4.º ano de uma escola do concelho de Oeiras. A natureza deste estudo revelou-se essencialmente qualitativa, recorrendo-se a alguns métodos de natureza quantitativa. Como processos de recolha de dados, recorreu-se a pré-teste e pós-teste em fluência e escrita compositiva, a questionário e à observação direta em sala de aula. Já no que concerne aos procedimentos de análise de dados, privilegiaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados revelam uma melhoria da turma na fluência leitora e na escrita, sugerindo, ainda, que estas duas dimensões se relacionam.This Final Report is developed within the scope of the Supervised Teaching Practice IIcourse, part of the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Polytechnic Institute of Lisbon, School of Education. The problem object of the study emerged from the context of practicum in the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education, was defined as “The impact of reading fluency on writing quality in 4th graders of the 1st Cycle of Basic Education”. The study has as its general objective “To investigate the relationship between reading fluency and writing quality”, and as specific objectives: i) To analyze reading fluency before and after the intervention; ii) To analyze writing quality before and after the intervention; and iii) To compare the results obtained in reading fluency and writing quality before and after the intervention. In order to respond to the defined objectives, an approximate study of Action-Research was carried out, since it was guided by the phases of this methodology and its specific characteristics for being participative, interventional, cyclical, critical and self-evaluative study. The participants in this research were 4th graders from a school in the municipality of Oeiras. The nature of this study was essentially qualitative, using some quantitative methods. As data collection procedures, we used a pre-test ans post-test in fluency an compositional writing, a questionnaire and direct observation in the classroom. As data analysis procedures, content analysis and statistical analysis techniques were prioritized. The results reveal an improvement in the fluency and writing, further suggesting that these two dimensions are related.Sousa, OtíliaRCIPLMonteiro, Tânia Silvestre2024-01-19T14:06:24Z2023-12-212023-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16934TID:203445686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:17:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.696115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
title Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
spellingShingle Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
Monteiro, Tânia Silvestre
Fluência leitora
Qualidade textual
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Reading fluency
Writing quality
1st cycle of basic education
Action-research
title_short Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
title_full Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
title_fullStr Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
title_sort Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
author Monteiro, Tânia Silvestre
author_facet Monteiro, Tânia Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Tânia Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência leitora
Qualidade textual
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Reading fluency
Writing quality
1st cycle of basic education
Action-research
topic Fluência leitora
Qualidade textual
1.º ciclo do ensino básico
Investigação-ação
Reading fluency
Writing quality
1st cycle of basic education
Action-research
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
2023-12-21T00:00:00Z
2024-01-19T14:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16934
TID:203445686
url http://hdl.handle.net/10400.21/16934
identifier_str_mv TID:203445686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056249610240