A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Glória, Julianna Silva, Araújo, Mônica Daisy Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967
Resumo: By understanding reading as a complex activity that involves an intense relationship between reader and text in the production of meanings, the article aims to present a theoretical reflection about the reading action, in order to encompass the conceptions about reading as a process of interaction and understand the actions involved in the relationship between the reader and the printed and multimodal text. The reflection is based on the studies of Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998) and Koch and Elias (2007) from the cognitive perspective; Kress (2003), Kress and Bezemer (2009) in terms of textual multimodality and Freire (2001) on reading in its social aspect, in dialogue with scholars of the theme. The reflection points to the plurality of actions and to the interactional aspect between the reader and textual multimodality.
id UFLA_0b09ae0d70367452e13f41e9d352c19a
oai_identifier_str oai:localhost:1/46967
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidosReading action in contemporaneity: from textual multimodality to plurality of meaningsAção leitoraLeitura e produção de sentidosFluênciaMultimodalidadeEducaçãoTexto e leitorEducationReading and production of meaningsReading actionText and readerFluency and multimodalityBy understanding reading as a complex activity that involves an intense relationship between reader and text in the production of meanings, the article aims to present a theoretical reflection about the reading action, in order to encompass the conceptions about reading as a process of interaction and understand the actions involved in the relationship between the reader and the printed and multimodal text. The reflection is based on the studies of Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998) and Koch and Elias (2007) from the cognitive perspective; Kress (2003), Kress and Bezemer (2009) in terms of textual multimodality and Freire (2001) on reading in its social aspect, in dialogue with scholars of the theme. The reflection points to the plurality of actions and to the interactional aspect between the reader and textual multimodality.Ao compreender a leitura como uma atividade complexa que envolve uma relação intensa entre o leitor o texto na produção de sentidos, o artigo objetiva apresentar uma reflexão teórica respeito da ação leitora, de modo a abarcar as concepções sobre leitura como processo de interação, com a finalidade de compreender as ações que envolvem em relação entre o leitor e o texto. Para tanto, ancora-se nos estudos de Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998), Koch e Elias (2007), Silva (1987) na perspectiva cognitiva, Kress (2003), Kress e Bezemer (2009) na vertente da multimodalidade textual e Freire (2001) sobre a leitura em seu aspecto social, em interlocução com diferentes autores que discutem a temática. A reflexão aponta uma ação leitora que parte de um aspecto cognitivo, referente à fluência, ao desencadear uma multiplicidade de ações interiores e de um aspecto interacional entre o sujeito-leitor e o texto, seja impresso ou digital, entre outros leitores, entre vivências e situações dispostas pela diversidade e multimodalidade da linguagem.Universidade Federal de Alagoas2021-08-26T17:49:32Z2021-08-26T17:49:32Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOULART, I. do C. V.; GLÓRIA, J. S.; ARAÚJO, M. D. V. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 172-187, 2020. Número Especial. DOI: 10.28998/2175- 6600.2020v12nEspp172-187.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967Debates em Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Ilsa do Carmo VieiraGlória, Julianna SilvaAraújo, Mônica Daisy Vieirapor2023-05-08T13:08:07Zoai:localhost:1/46967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:08:07Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
Reading action in contemporaneity: from textual multimodality to plurality of meanings
title A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
spellingShingle A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Ação leitora
Leitura e produção de sentidos
Fluência
Multimodalidade
Educação
Texto e leitor
Education
Reading and production of meanings
Reading action
Text and reader
Fluency and multimodality
title_short A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
title_full A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
title_fullStr A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
title_full_unstemmed A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
title_sort A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos
author Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_facet Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Glória, Julianna Silva
Araújo, Mônica Daisy Vieira
author_role author
author2 Glória, Julianna Silva
Araújo, Mônica Daisy Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Glória, Julianna Silva
Araújo, Mônica Daisy Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ação leitora
Leitura e produção de sentidos
Fluência
Multimodalidade
Educação
Texto e leitor
Education
Reading and production of meanings
Reading action
Text and reader
Fluency and multimodality
topic Ação leitora
Leitura e produção de sentidos
Fluência
Multimodalidade
Educação
Texto e leitor
Education
Reading and production of meanings
Reading action
Text and reader
Fluency and multimodality
description By understanding reading as a complex activity that involves an intense relationship between reader and text in the production of meanings, the article aims to present a theoretical reflection about the reading action, in order to encompass the conceptions about reading as a process of interaction and understand the actions involved in the relationship between the reader and the printed and multimodal text. The reflection is based on the studies of Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998) and Koch and Elias (2007) from the cognitive perspective; Kress (2003), Kress and Bezemer (2009) in terms of textual multimodality and Freire (2001) on reading in its social aspect, in dialogue with scholars of the theme. The reflection points to the plurality of actions and to the interactional aspect between the reader and textual multimodality.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2021-08-26T17:49:32Z
2021-08-26T17:49:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOULART, I. do C. V.; GLÓRIA, J. S.; ARAÚJO, M. D. V. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 172-187, 2020. Número Especial. DOI: 10.28998/2175- 6600.2020v12nEspp172-187.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967
identifier_str_mv GOULART, I. do C. V.; GLÓRIA, J. S.; ARAÚJO, M. D. V. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 172-187, 2020. Número Especial. DOI: 10.28998/2175- 6600.2020v12nEspp172-187.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Debates em Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835119109537792